acolitado_181021 (1)

Três frades serão instituídos Acólitos nesta terça, no Sagrado

Petrópolis (RJ) – Nesta terça-feira (19/10), festa do franciscano São Pedro de Alcântara, três frades do Tempo da Teologia recebem o Ministério de Acólito, durante a Celebração Eucarística das 18 horas na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ). A instituição dos novos acólitos faz-se unicamente dentro da Missa e será presidida pelo guardião e pároco, Frei Jorge Paulo , delegado do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vamboemmel.

Após a proclamação do Evangelho do dia, o mestre Frei Marcos Antônio de Andrade, apresentará à comunidade os jovens candidatos a receberem o Acolitado, são eles: Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei David Belineli e Frei Honorato Salvador Gaspar Gabriel.

Os ministérios instituídos não ordenados remontam a uma antiga tradição da Igreja e são necessários para aqueles que se colocam no processo formativo em vista dos ministérios ordenados, ou seja, da ordenação diaconal e presbiteral.

Segundo Frei Marcos, o acólito é instituído para o serviço da Igreja. “Suas principais funções são ajudar o diácono e o presbítero no serviço do altar; preparar e purificar os vasos sagrados na ausência do diácono; formar e coordenar os outros serviços litúrgicos; distribuir a Eucaristia, expor e repor o Santíssimo Sacramento – sem dar a bênção-, na ausência, impossibilidade ou insuficiência de ministros ordenados”, explicou. “Mas sem dúvida que poderiam atribuir-se outras importantes tarefas relacionadas com a Liturgia e os Espaços Sagrados”, acrescentou.

Para o mestre do Tempo da Teologia, o acólito realiza uma verdadeira ação simbólica. “Ocupando e movimentando-se nos diversos espaços celebrativos, mostra que a Liturgia é, sobretudo, ação de Deus, que convocou o seu povo e o convida a ser participante deste seu agir para sua glória e salvação nossa”.

“A simples presença de acólitos no espaço do presbitério, à volta do evangelho ou do altar, é como que uma figuração visual, viva e expressiva, como que um espelho, de toda a comunidade, atenta, presente e ativa, de corpo e espírito, no Mistério celebrado”, frisou.

A celebração de Instituição do Ministério de Acólito será de modo presencial, com todos cuidados sanitários e poderá ser acompanhada pelo Facebook e YouTube da Paróquia do Sagrado de Petrópolis.

HISTÓRIA DESTE SERVIÇO À IGREJA

O ministério de acólito é muito antigo na Igreja. Foi, durante séculos, uma das quatro ordens menores, acompanhado das ordens de leitor, ostiário e exorcista. A história mostra-o levando a Eucaristia aos doentes e aos presos, os círios na procissão de entrada do Papa ou do Bispo celebrante ou exercendo diversas tarefas nos ritos do catecumenato.

Em 1972, com o Motu próprio “Ministeria Quaedam”, de Paulo VI, foram suprimidas as quatro ordens menores, mas permaneceram para a Igreja universal dois “ministérios instituídos”, o de leitor e o de acólito, não apenas como degraus do sacramento da Ordem, mas como verdadeiros ministérios laicais. Até hoje, estes ministérios “instituídos” que supõem uma maior oficialidade e estabilidade, continuam a ser apenas conferidos aos que estão a caminho do Sacerdócio ministerial. Seria entretanto desejável que, na perspectiva do que foi proposto pelo referido “Motu proprio”, houvesse em cada paróquia leitores e acólitos instituídos e outros ministérios laicais que assumissem estavelmente as suas funções específicas. Deste modo, dar-se-ia mais solidez e consistência às comunidades locais e paroquiais e provocar-se-ia um novo impulso vocacional para as necessidades da Igreja diocesana e universal.

CONHEÇA OS CANDIDATOS

Frei Augusto Luiz Gabriel é natural de Xaxim (SC), nasceu no dia 09 de julho de 1994. Vestiu o hábito franciscano no dia 12 de janeiro de 2013 e fez sua profissão solene no dia 05 de dezembro de 2020 em Petrópolis (RJ). Atualmente, Frei Augusto cursa o 3º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.

Frei David Belineli é natural de São Bernardo do Campo (SP), nasceu no dia 20 de agosto de 1982. Vestiu o hábito franciscano no dia 12 de janeiro de 2014 e fez sua profissão solene no dia 05 de dezembro de 2020 em Petrópolis (RJ). Atualmente, Frei David cursa o 3º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.

Frei Honorato Salvador Gaspar Gabriel é natural de Malange (Angola), nasceu no dia 26 de novembro de 1990. Vestiu o hábito franciscano no dia 12 de janeiro de 2014 e fez sua primeira profissão no dia 05 de janeiro de 2015 em Rodeio (SC). Atualmente, Frei Honorato cursa o 3º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.

Frei Augusto Luiz Gabriel