acolitado_181021 (1)

Três frades serão instituídos Acólitos nesta terça, no Sagrado

Petrópolis (RJ) – Nesta terça-feira (19/10), festa do franciscano São Pedro de Alcântara, três frades do Tempo da Teologia recebem o Ministério de Acólito, durante a Celebração Eucarística das 18 horas na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ). A instituição dos novos acólitos faz-se unicamente dentro da Missa e será presidida pelo guardião e pároco, Frei Jorge Paulo , delegado do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vamboemmel.

Após a proclamação do Evangelho do dia, o mestre Frei Marcos Antônio de Andrade, apresentará à comunidade os jovens candidatos a receberem o Acolitado, são eles: Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei David Belineli e Frei Honorato Salvador Gaspar Gabriel.

Os ministérios instituídos não ordenados remontam a uma antiga tradição da Igreja e são necessários para aqueles que se colocam no processo formativo em vista dos ministérios ordenados, ou seja, da ordenação diaconal e presbiteral.

Segundo Frei Marcos, o acólito é instituído para o serviço da Igreja. “Suas principais funções são ajudar o diácono e o presbítero no serviço do altar; preparar e purificar os vasos sagrados na ausência do diácono; formar e coordenar os outros serviços litúrgicos; distribuir a Eucaristia, expor e repor o Santíssimo Sacramento – sem dar a bênção-, na ausência, impossibilidade ou insuficiência de ministros ordenados”, explicou. “Mas sem dúvida que poderiam atribuir-se outras importantes tarefas relacionadas com a Liturgia e os Espaços Sagrados”, acrescentou.

Para o mestre do Tempo da Teologia, o acólito realiza uma verdadeira ação simbólica. “Ocupando e movimentando-se nos diversos espaços celebrativos, mostra que a Liturgia é, sobretudo, ação de Deus, que convocou o seu povo e o convida a ser participante deste seu agir para sua glória e salvação nossa”.

“A simples presença de acólitos no espaço do presbitério, à volta do evangelho ou do altar, é como que uma figuração visual, viva e expressiva, como que um espelho, de toda a comunidade, atenta, presente e ativa, de corpo e espírito, no Mistério celebrado”, frisou.

A celebração de Instituição do Ministério de Acólito será de modo presencial, com todos cuidados sanitários e poderá ser acompanhada pelo Facebook e YouTube da Paróquia do Sagrado de Petrópolis.

HISTÓRIA DESTE SERVIÇO À IGREJA

O ministério de acólito é muito antigo na Igreja. Foi, durante séculos, uma das quatro ordens menores, acompanhado das ordens de leitor, ostiário e exorcista. A história mostra-o levando a Eucaristia aos doentes e aos presos, os círios na procissão de entrada do Papa ou do Bispo celebrante ou exercendo diversas tarefas nos ritos do catecumenato.

Em 1972, com o Motu próprio “Ministeria Quaedam”, de Paulo VI, foram suprimidas as quatro ordens menores, mas permaneceram para a Igreja universal dois “ministérios instituídos”, o de leitor e o de acólito, não apenas como degraus do sacramento da Ordem, mas como verdadeiros ministérios laicais. Até hoje, estes ministérios “instituídos” que supõem uma maior oficialidade e estabilidade, continuam a ser apenas conferidos aos que estão a caminho do Sacerdócio ministerial. Seria entretanto desejável que, na perspectiva do que foi proposto pelo referido “Motu proprio”, houvesse em cada paróquia leitores e acólitos instituídos e outros ministérios laicais que assumissem estavelmente as suas funções específicas. Deste modo, dar-se-ia mais solidez e consistência às comunidades locais e paroquiais e provocar-se-ia um novo impulso vocacional para as necessidades da Igreja diocesana e universal.

CONHEÇA OS CANDIDATOS

Frei Augusto Luiz Gabriel é natural de Xaxim (SC), nasceu no dia 09 de julho de 1994. Vestiu o hábito franciscano no dia 12 de janeiro de 2013 e fez sua profissão solene no dia 05 de dezembro de 2020 em Petrópolis (RJ). Atualmente, Frei Augusto cursa o 3º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.

Frei David Belineli é natural de São Bernardo do Campo (SP), nasceu no dia 20 de agosto de 1982. Vestiu o hábito franciscano no dia 12 de janeiro de 2014 e fez sua profissão solene no dia 05 de dezembro de 2020 em Petrópolis (RJ). Atualmente, Frei David cursa o 3º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.

 Frei Honorato Salvador Gaspar Gabriel é natural de Malange (Angola), nasceu no dia 26 de novembro de 1990. Vestiu o hábito franciscano no dia 12 de janeiro de 2014 e fez sua primeira profissão no dia 05 de janeiro de 2015 em Rodeio (SC). Atualmente, Frei Honorato cursa o 3º ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano.

Frei Augusto Luiz Gabriel

Notícias Relacionadas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print