biblia_010921

Setembro: Mês de ficar com a Bíblia em mãos

“Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28)

O mês de setembro do ano de 2021 é muito significativo para a valorização da Bíblia em nossa caminhada de fé. Celebramos neste ano os 50 anos do mês da Bíblia no Brasil. Teve início em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte e em 1985 essa iniciativa foi assumida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo proposta a todas as dioceses do Brasil. Hoje o “Mês da Bíblia” é realizado também em várias dioceses da América Latina e da África, e tem como finalidade aprofundar todos os anos um livro ou tema bíblico.

O mês de setembro foi escolhido como mês  da Bíblia por causa da memória de São Jerônimo, celebrada no dia 30/09. Ele  traduziu a Bíblia dos originais hebraico e grego para o latim. São Jerônimo dizia que desconhecer a Sagrada Escritura é desconhecer o próprio Cristo.

Neste ano o livro para ser estudado no mês da Bíblia é a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema é “Todos vós sois um só em Cristo Jesus”(Gl 3,28).  São Paulo afirma, se dirigindo à comunidade dos Gálatas: “todos vocês são filhos de Deus, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois todos vocês, que foram batizados em Cristo se revestiram de Cristo”(Gl 3, 26-27).

Nossa Paróquia do Sagrado vai promover um estudo do livro de Gálatas nos dias 8 e 9 de setembro, das 19h30 às 21h. O estudo vai ficar disponível nas redes sociais da Paróquia. Participe e se aproxime ainda mais de Deus que se revela de modo especial na Palavra revelada que está contida na Bíblia.

Faço o apelo para que você possa ficar mais tempo com a bíblia na mão no mês de setembro. Você pode fazer o exercício de  ler individualmente a carta de São Paulo aos Gálatas. Leia também a introdução e as notas de rodapé. Se puder, leia também algum trecho em família ou com alguns amigos ou irmãos da Igreja.  Busque também rezar um salmo, silenciar, meditar e depois terminar com uma oração pessoal.

Um abençoado mês de setembro a todos,

Paz e Bem!

Frei Jorge Paulo Schiavini, OFM