biblia_010921

Setembro: Mês de ficar com a Bíblia em mãos

“Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28)

O mês de setembro do ano de 2021 é muito significativo para a valorização da Bíblia em nossa caminhada de fé. Celebramos neste ano os 50 anos do mês da Bíblia no Brasil. Teve início em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte e em 1985 essa iniciativa foi assumida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo proposta a todas as dioceses do Brasil. Hoje o “Mês da Bíblia” é realizado também em várias dioceses da América Latina e da África, e tem como finalidade aprofundar todos os anos um livro ou tema bíblico.

O mês de setembro foi escolhido como mês  da Bíblia por causa da memória de São Jerônimo, celebrada no dia 30/09. Ele  traduziu a Bíblia dos originais hebraico e grego para o latim. São Jerônimo dizia que desconhecer a Sagrada Escritura é desconhecer o próprio Cristo.

Neste ano o livro para ser estudado no mês da Bíblia é a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema é “Todos vós sois um só em Cristo Jesus”(Gl 3,28).  São Paulo afirma, se dirigindo à comunidade dos Gálatas: “todos vocês são filhos de Deus, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois todos vocês, que foram batizados em Cristo se revestiram de Cristo”(Gl 3, 26-27).

Nossa Paróquia do Sagrado vai promover um estudo do livro de Gálatas nos dias 8 e 9 de setembro, das 19h30 às 21h. O estudo vai ficar disponível nas redes sociais da Paróquia. Participe e se aproxime ainda mais de Deus que se revela de modo especial na Palavra revelada que está contida na Bíblia. 

Faço o apelo para que você possa ficar mais tempo com a bíblia na mão no mês de setembro. Você pode fazer o exercício de  ler individualmente a carta de São Paulo aos Gálatas. Leia também a introdução e as notas de rodapé. Se puder, leia também algum trecho em família ou com alguns amigos ou irmãos da Igreja.  Busque também rezar um salmo, silenciar, meditar e depois terminar com uma oração pessoal.

Um abençoado mês de setembro a todos,

Paz e Bem!

Frei Jorge Paulo Schiavini, OFM
Pároco

Notícias Relacionadas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print