dom gregório 2

Permitido a ocupação de 100% das igrejas na Diocese de Petrópolis

O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, publicou hoje novo decreto estabelecendo os critérios para celebração da Santa Missa e dos sacramentos, realização de reuniões de grupos de pastoral e catequese, bem como as medidas de enfrentamento da propagação do Covid-19, na Diocese de Petrópolis.

Com o novo decreto fica permitido o retorno de 100% da ocupação dos templos, observando o limite de pessoas sentadas. No decreto o bispo diocesano frisa a necessidade do retorno à participação presencial na missa. Ainda foram mantidas as medidas de segurança sanitária como a manutenção do uso de máscara, álcool em gel e higienização das igrejas.

Mantém ainda que a comunhão seja recebida pelos fiéis na mão, conforme orientação litúrgica mantendo a prevenção sanitária, com uso de álcool em gel antes de receber a comunhão. Fica permitido que os sacerdotes não utilizem a máscara do durante a celebração. No entanto, as demais pessoas a serviço da liturgia devem manter o uso da máscara.

Com relação às reuniões de grupos de pastoral e de catequese, elas podem acontecer, mantendo o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. Em todas as paróquias da Diocese deve ser mantido os grupos de acolhida para orientar os fiéis sobre as medidas de segurança sanitária, seguindo as orientações das autoridades sanitárias.

Leia o decreto na íntegra clicando aqui

FONTE: Diocese de Petrópolis