santoantonio_13062021

Pelo Brasil, Frei José Ariovaldo pede “armas do amor, da paz e da justiça”

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ)  – Nem mesmo o frio na serra petropolitana espantou os fiéis e devotos de Santo Antônio neste domingo, 13 de junho, no Convento e Paróquia do Sagrado de Petrópolis (RJ). As celebrações chegaram a lotar a igreja, com gente acompanhando até mesmo do lado de fora. Logo no início do dia, os devotos do santo franciscano já batiam à porta da Igreja, que é histórica e centenária. As missas começaram bem cedo, às 7 horas. Durante todo dia, realizou-se bênçãos de Santo Antônio e distribuição de mais de 5 mil pães.

Presidida pelo vigário paroquial, Frei José Ariovaldo da Silva, a Celebração Eucarística das 10 horas contou com o coral dos frades do Tempo da Teologia na animação dos cantos, sob regência do mestre, Frei Marcos Antônio de Andrade. Como já é de costume, a missa foi transmitida pela Rádio Imperial e pelas redes sociais da Paróquia.

SANTO ANTÔNIO: “UM EXÍMIO SEMEADOR DO REINO POR PALAVRAS E POR OBRAS”

Na homilia, Frei José Ariovaldo relacionou a liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum com a festa franciscana. Segundo ele, quando se reza a oração do Pai nosso, um dos pedidos que se faz a toda hora, às vezes sem pensar, é este: “Venha a nós o vosso reino”. Mas “que reino é este?”, indagou. Para Frei Ariovaldo, é o espaço do perfeito amor, da harmonia total, da paz absoluta, da vida plena, possível em todos os todos os lugares.

“Reino de Deus é este espaço totalmente livre, isto é, completamente limpo de complicações, ódios, agressões, morte, corrupção, opressão, mentiras e medos em todas as relações”, disse. “É o que, no fundo, pedimos na oração do Pai nosso: Venha a nós o vosso Reino. Em outras palavras: Que tenhamos a corajosa confiança de ativamente permitir e contribuir para que este Reino, este espaço ou clima de vida plena, já plantado em nós pelo Espírito de Jesus, desabroche e cresça em nós e entre nós”, destacou.

Segundo o frade, esse Reino já veio, aconteceu na pessoa de Jesus, e continua acontecer naqueles que se fazem com Ele. “Começou com Jesus e se expandiu para todos nós, como uma árvore que começou com uma simples sementinha e depois se expandiu em forma de muitos galhos, flores e frutos”, disse.

No evangelho, Jesus compara seu Reino com uma sementinha de mostarda. “Essa sementinha germinou, cresceu, nasceu em Belém, continuou a crescer, crescer… Já árvore crescida e adulta, ele vai revelando que, no fundo, o Reino de Deus é a sua própria pessoa. Ele é o espaço da plenitude do amor, da misericórdia, da compaixão, da solidariedade, da justiça e da paz. Quando, em parábola, ele compara a sementinha de mostarda ao Reino de Deus, no fundo, ele está falando d’Ele mesmo”, afirmou. “Todos nós fomos vocacionados pelo batismo para sermos protagonistas do Reino de amor, justiça e paz sobre esse planeta terra”, acrescentou.

Segundo Frei Ariovaldo, Santo Antônio foi um grande protagonista, um exímio semeador do Reino por palavras e por obras. “Obrigado, Santo Antônio! Hoje é o teu dia! E neste dia, pedimos pelo nosso Brasil passando por momentos difíceis. Infelizmente, em vez de espalhar o Reino de Deus, há pessoas e grupos em nosso país se organizando, inclusive em comitês economicamente apoiados por empresas poderosas, para implantar em nosso país um reino de ódio, de brigas e intrigas, guerra, preconceito, desprezo pela vida: Anti-reino”, lamentou. “Ajuda-nos, Santo Antônio, a superarmos tudo isso com as armas do amor, da paz e da justiça”, pediu. “E que venha a nós, sim, o vosso Reino. Não o Reino do ódio, mas o vosso Reino que é Reino de amor, paz e justiça. Amém”, concluiu.

SANTO ANTÔNIO: GRANDE COOPERADOR DE JESUS CRISTO NA FÉ E NA CARIDADE

Mais cedo, a Celebração Eucarística das 8h30 foi presidida pelo pároco e guardião, Frei Jorge Paulo Schiavini, e concelebrada pelo atendente conventual, Frei Abílio Antunes Amaral. Na homilia, Frei Jorge afirmou que Jesus usa comparações em parábolas para falar da salvação. Segundo ele, nossa vida é como uma semente que é lançada na terra. “E nós também precisamos lançar a semente através da acolhida da Palavra de Deus e do seguimento a Jesus Cristo para experimentar sempre essa realidade escondida, mas profunda, que move o coração do ser humano”, mencionou.

Para o pároco, o Reino de Deus tem uma potencialidade e força em si mesmo que transforma e renova. “Se guardamos a fé é necessário que tenhamos a paciência e esperança de que Deus está presente em nossa vida e no tempo certo dará frutos”.

Neste sentido, Frei Jorge lembrou do episódio da pregação de Santo Antônio aos peixes. “Aquele povo fica tão comovido com a paciência e fé de Santo Antônio e se converte, ouve a Palavra de Deus e passa a ter uma nova vida em Jesus Cristo”. Segundo o pároco, Santo Antônio foi um grande cooperador de Jesus Cristo na fé e na caridade. “Que possamos confiar na presença do Senhor em nossas vidas e assim também nós produzirmos frutos”, encerrou.

TREZENA DE SANTO ANTÔNIO

Desde o dia 1º de junho, a Paróquia do Sagrado realizou a tradicional Trezena de Santo Antônio, que neste ano teve como tema principal: “Santo Antônio, homem da Palavra e intercessor do povo”. Todos os dias, às 15 horas, os fiéis e devotos puderam acompanhar presencialmente e pelas redes sociais, reflexões e orações em torno do santo mais popular do mundo.

VEJA MAIS IMAGENS DAS CELEBRAÇÕES