07_familiar

Pastoral Familiar

Histórico da Pastoral Familiar na Igreja do Sagrado

A presença da Pastoral Familiar na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ), remonta  nos últimos anos da década de noventa do século XX. Segundo consta no acervo e documentos da Igreja do Sagrado, refere-se que no ano de 1998 um grupo de casais voluntários do Encontro de Casais em Cristo (ECC) reuniu-se na sala da Pastoral da Saúde, anexa à Igreja Matriz, para pensar e organizar o trabalho de evangelização em prol das famílias, na Paróquia. Conforme depoimentos colhidos, aos sábados, o grupo já acolhia e entrevistava casais que planejavam se casar e realizavam encontros.  Na ocasião o pároco era Frei Vitalino Turcato.

A primeira ata da reunião do grupo, datada de 29 de setembro de 1998, registra que os primeiros integrantes eram os casais: Renato Wendiling  (in memoriam)   e   Maria Lúcia Rabaço Wendiling; Kátio Ciloé da Rocha Rezende  e  Márcia Fátima da Silva Rezende;  Alcenir Latsch (in memoriam) e  Solange de Sá Latsch   (in memoriam); Wilson Stulpen  e Iolanda Martins Ruella Stulpen – “Landinha” – (in memoriam);   Marco Valério Guimarães Geraldo  e  Gabriela de F. L. H. Geraldo; e Jason Mercaldo Pereira  e Dalva Fátima Lessa Souza. Na ata também consta que foi levantada a preocupação  de como encontrar mais pessoas para integrar a equipe e estruturar o encontro dos noivos na Paróquia.

Assim, no dia 1º de dezembro de 1998 aconteceu uma nova reunião na Paróquia. Tal encontro contou com a presença do Pároco, Frei Vitalino Turcato, e do casal coordenador da Pastoral Familiar em nível do Decanato São Pedro de Alcântara: Carlos Callegário Gomes (in memoriam)  e Mary Callegário Gomes.  Deste modo, é nesse dia que é datada da oficialização da Pastoral Familiar na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (dia 1º de dezembro de 1998). E é na mesma data que foi eleita a primeira coordenação  da Pastoral recém implantada: Kátio Ciloé da Rocha Rezende e Márcia Fátima da Silva Rezende, casal coordenador; e Jason Mercaldo Pereira e Dalva Fátima Lessa Souza, casal secretário.

Em atas subsequentes, de 1999 até dezembro de 2000, atesta-se que mais reuniões aconteceram, e o grupo passou a trabalhar como Movimento da Igreja que cuida da evangelização das e nas famílias. No mês de dezembro de 2000 foram eleitos Paulo Roberto Schmitt e Nanci Hammes Schmitt como novos coordenadores, e passaram a exercer suas funções em janeiro de 2001.

Desde a sua oficialização na Paróquia, a Pastoral Familiar vem sendo composta por casais voluntários, e muitos nomes já se passaram ou se repetem em períodos diferentes. Em dezembro de 2002, por exemplo, foi eleito o novo casal para coordenar o grupo: Marco Valério Guimarães Geraldo e Gabriela de F. L.   H. Geraldo. Já em reunião 12 de novembro de 2004, que contou com a presença de Frei Vitalino Piaia, pároco, decidiu-se que a partir de janeiro de 2005 a coordenação da Pastoral ficaria sob a responsabilidade do casal Paulo Roberto Schmitt e Nanci Hammes Schmitt. A partir de 2005, dentre as atribuições da Pastoral, integrou-se o acompanhamento de casos especiais, isto é, a formação dos agentes da pastoral para atuar  junto aos  casais em segunda união.

Com isso, no ano de 2006, nos finais das missas, passaram a ser convidados casais em segunda união. E em setembro do mesmo ano, na Igreja Matriz, aconteceu uma reunião com os casais em segunda  união, que seguida por outras,  culminou com o primeiro Encontro de Casais em Segunda União, que ocorreu aos 27 de maio de 2007. O grupo passou a ser chamado Casais em 2ª União, Bom Pastor. E teve Renato Pedrotti e Luiza Carmen Dias Fernandes Pedrotti como primeiro casal coordenador, e era um setor de casos especiais da Pastoral Familiar. Na época, o pároco já era Frei Adriano Freixo Pinto. Foi um período em que se realizavam quatro encontros de noivos por ano. E passou a se enfatizar bastante a celebração da Semana da Família na matriz, com o início no dia dos pais. No período em questão também, precisamente novembro de 2007,  foi eleito novo casal coordenador: Rafael Moreira Schmid e Paula Ramos Fávero Schmid, tendo Renato Pedrotti e Luiza Carmen Dias Fernandes Pedrotti, como casal vice-coordenador da Pastoral Familiar.

Durante cinco anos as reuniões eram separadas, da Pastoral Familiar e dos Casais em 2ª União. Mas todos concorriam para as atividades da Pastoral Familiar, que nesse período estava empenhada em realizar divulgações, captação e capacitação de novos casais, realizando palestras, encontros e visitas às comunidades. Era um grupo muito coeso e ativo na Paróquia. E foi ao longo dessa fase que as pastorais e movimentos no Sagrado passaram a contar com frades estudantes. E isso revigorou as equipes e enriqueceu bastante na intercomunicação das Pastorais.

No ano de 2010, por causa do pouco número de inscritos no Encontro de Casais de 2ª União, a equipe se desfez. E em 2013, o então pároco, Frei Ângelo José Luis, consolidou a participação dos frades estudantes nas pastorais e ratificou a importância da articulação entre as pastorais.  Estimulou também a sistematização das comemorações de datas festivas relativas à família, além da Semana da Família. Assim, o dia das mães, o dia dos avós, o dia dos pais e o dia da Sagrada Família passaram a merecer eventos paroquiais. E nesse período, Renato Pedrotti e Luiza Carmen Dias Fernandes Pedrotti, atuais coordenadores, assumiram a coordenação da Pastoral Familiar.

Em  2017, Frei James Luiz, pároco, fez acontecer  a Semana das Missões na Paróquia, até então iniciativas tímidas.  Teve repercussões positivas e animadoras em todas as Pastorais e Movimentos, com a participação ativa da Pastoral da Família. Frei James também efetivou o trabalho conjunto entre Pastorais.

Em todos esses anos, a Pastoral Familiar atua diretamente com o ECC, com a Catequese, a Pastoral da Criança e atendimento às gestantes. Também participa e contribui com  todos os eventos da Paróquia, como celebrações, festas, novenas etc.

Atualmente, com Frei Jorge Schiavini, pároco, são mantidas todas as ações da Pastoral Familiar, e novas propostas que surgem a cada dia têm sido muito bem acolhidas.

O Encontro de Noivos, agora Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial, acontece uma vez por mês nas Paróquias do Decanato São Pedro de Alcântara, da Diocese de Petrópolis (RJ). E no Sagrado tem sido no mês de março, todos os anos. A equipe, no momento  reduzida em seus integrantes, se encontra fortalecida e perseverante. E mantém o desafio inicial e sempre presente de ter mais pessoas integrando a equipe, com isso, contribuir com e para a melhor evangelização nas famílias.

Luiza Carmen Dias Fernandes Pedrotti

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print