05_dízimo

Pastoral do Dízimo

A pastoral do dízimo da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus existe desde 2008. Foi criada com a ajuda de Frei Adriano Freixo Pinto, quando foi implantado o sistema tecnológico.

O objetivo foi o de ajudar os paroquianos a descobrir o valor e a espiritualidade do dízimo na revelação bíblica, despertando a consciência comunitária e participativa dos féis e a necessidade de sua colaboração para a manutenção da comunidade, da evangelização e da missão, como também o atendimento aos pobres, educando a todos para a prática da solidariedade.

A equipe é formada pelos voluntários: Kátio Rezende, Márcia Rezende, Júlio W. Guedes, Conceição Costa e Paulo Fecher.

O dízimo está profundamente relacionado à vivência da fé e à pertença a uma comunidade eclesial.

DIMENSÕES DO DÍZIMO:

  • Dimensão religiosa: a vivência da fé e pertença a uma comunidade eclesial. Tem a ver com a relação do cristão com Deus.
  • Dimensão eclesial: a consciência de ser membro da igreja e corresponsável, para que a comunidade disponha do necessário para a realização do culto divino e para o desenvolvimento de sua missão.
  • Dimensão missionária: permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma diocese e entre dioceses, manifestando a comunhão que há entre elas. (Igrejas Irmãs)
  • Dimensão caritativa: “É uma dimensão construtiva da missão da igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência”.

O dízimo tem por finalidade motivar, planejar, organizar, executar iniciativas, cuidar e acompanhar os membros da comunidade.

Na pandemia os trabalhos continuaram com uma equipe reduzida. A equipe envia os cartões dos aniversariantes mês a mês. Todo final de ano são enviados os calendários para todos os dizimistas. A missa do dizimista é todo segundo domingo do mês.

AOS PAROQUIANOS:

Louvamos a Deus pelo dom maior: seu Filho Jesus Cristo. Com este dom, temos recebido também muitos outros dons de Deus. Esta é a consciência que fundamenta o dízimo na igreja. Somos agradecidos e devolvemos parte do que recebemos para sua obra. E não são somente nossos recursos, mas também o nosso tempo e o nosso serviço.

Agradecemos a você, que tem sido alimentado e crescido espiritualmente entre nós: torne-se um dizimista da nossa paróquia! Ajude-nos a continuar e ampliar nossa obra de evangelização.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print