03_pastoral_do_batismo

Pastoral do Batismo

A Pastoral de preparação para o sacramento do batismo, formada por cristãos católicos leigos, em apoio aos trabalhos do Pároco da Paróquia, objetiva informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para este ato sacramental, visando a condução gradativa dos batizados às atividades cristãs católicas e nas celebrações da igreja.

Desde as suas origens, a Igreja cumpre o mandato de Jesus, que ordenou: “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). O santo batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo, todo cristão é libertado do pecado e regenerado como filhos de Deus.

Tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão (CIC 1213). Buscando cumprir este pedido de Jesus, a Igreja criou a Pastoral do Batismo. A Pastoral do Batismo, após o encerramento do Concílio Vaticano II é uma ação organizada da Igreja que:

  1. a) busca conscientizar os catecúmenos (jovens e adultos) para a importância do Sacramento do Batismo e da vivência da fé cristã;

  2. b) objetiva despertar nos pais e padrinhos a corresponsabilidade para a educação da fé das crianças, através do exemplo de uma vivência cristã que reflita positivamente na Igreja doméstica;

  3. c) objetiva inserir seus agentes na participação das reuniões, das celebrações, assim como dar formação a seus agentes.

A função da pastoral é preparar as pessoas que a procuram para pedir o Batismo para os filhos e conscientizar os padrinhos da sua importante missão; organizar toda estrutura da preparação, desde a acolhida até na celebração do Batismo.

(Fonte: Site Diocese de Petrópolis)

O casal Enir de Freitas Castro e Ocelo Ramos Castro durante muitos anos estiverem à frente da Pastoral, coordenando e organizando os encontros para formação dos pais e padrinhos e também as celebrações. Em outubro de 2019, Carlos Alexandre, ministro e atual secretário paroquial e as catequistas, Edna Seoldo e Elaine Santos ingressaram como agentes na Pastoral, unindo- se a Enir e Ocelo para juntos somarem experiências.

A principal proposta é dinamizar os encontros e contribuir para que todos se sentissem acolhidos desde o momento da inscrição, passando pelos encontros de formação, até a celebração. A equipe também se coloca a disposição, desde o início, para acompanhar os pais, padrinhos e batizados, com a proposta de enviar convites, através dos meios de comunicação, para que de tempo em tempo, participem da Santa Missa e sejam chamados a frente para receberem uma bênção.

Os encontros envolvem orações, partilhas sobre o sacramento do batismo, partilhas de experiências, dinâmicas celebrativas e esclarecimento de dúvidas em relação a celebração.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print