21_pascom

Pastoral da Comunicação (PASCOM)

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) é uma pastoral que dialoga e agrega todos os serviços, pastorais, movimentos e ações evangelizadoras da comunidade paroquial. É a pastoral da acolhida, da participação, das relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos, instrumentos e meios de comunicação.

Nosso trabalho não se resume a postagens nas redes sociais da paróquia. O objetivo da PASCOM é mais amplo e visa integrar todas as pastorais e movimentos paroquiais para um mesmo objetivo: a evangelização.

Para que a integração possa ocorrer da melhor forma possível, alcançando êxito, são necessários esforços contínuos da PASCOM, providenciando suporte, planejamento, organização e divulgação das propostas feitas por todos movimentos e pastorais.

A PASCOM atua há muito tempo na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, pois antes mesmo de ser uma pastoral, os trabalhos e serviços que envolvem a comunicação, já eram iniciativas notáveis, como por exemplo, o conhecido jornal “Laços&Passos”, principal veículo utilizado durante muitos anos.

Posteriormente, com o advento das mídias digitais, passamos a utilizar estes novos meios para divulgação dos trabalhos e iniciativas, assim como  também para a evangelização, alcançando maior número de pessoas.

Historicamente, a Paróquia do Sagrado deu seus primeiros passos na internet em maio de 2014, com a criação de uma página no Facebook. Por muito tempo, este foi o único meio de comunicação digital que caminhou ao lado do informativo impresso e mensal. O perfil no Instagram chegou em 2020 e o canal no YouTube em 2021. E agora, é com grande alegria que estamos presentes também nas plataformas digitais com um site que marca a história da PASCOM e da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Em março de 2020, com o início da pandemia no Brasil, houve a necessidade de dar novos e desafiadores passos. O fechamento de Igrejas em plena Semana Santa, ocasionou verdadeira reviravolta em nosso cotidiano.

Os frades, com o apoio do pároco Frei Jorge Paulo Schiavini e do mestre dos frades do Tempo da Teologia, Frei Marcos Antônio de Andrade, incentivaram o início das transmissões diárias das Celebrações Eucarísticas. No começo, foi tudo muito improvisado, pois não se tinha ainda o costume de transmissão das missas. Os   tripés usados nas transmissões por exemplo, eram colocados em cima de banquetas. E assim, aos poucos, entre erros e acertos, fomos nos aperfeiçoando e utilizando os meios disponíveis. Os celulares passaram a levar a Palavra de Deus a todo povo, e não somente de Petrópolis, mas de todo Brasil. Vemos com alegria que o serviço evangelizador foi se profissionalizando, utilizando-se de equipamentos, programas e recursos necessários que expandiram mais ainda nossas ações, alcançando inúmeras pessoas levando palavras de ânimo e fé nos momentos difíceis que atravessamos.

Ainda hoje, nota-se como são importantes as Celebrações Eucarísticas, orações, bençãos e lives que também são transmitidas. Muitas pessoas que pelos mais diversos motivos, não podem comparecer presencialmente a Igreja, acompanham nossas transmissões, alimentando-se da Palavra, comungando espiritualmente, e recebendo conforto e paz.

Em 2021, após um ano de transmissões de missas, orações e devoções, batemos a incrível marca de mais de 2 MILHÕES de visualizações. De lá para cá, nossa fan page no Facebook acumula mais de 650 vídeos, entre transmissões e especiais com assuntos temáticos e pontuais. Mas não é só isso não! Acesse as imagens abaixo e veja algumas curiosidades que separamos para vocês:

Nos acompanhe. Acesse nossas redes sociais oficiais:

Facebook | YouTube | Instagram


SERVIÇO:

Coordenador: Frei Augusto Luiz Gabriel

WhatsApp: (24) 2231-4509

E-mail: paroquiadosagrado@franciscanos.org.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print