cursodecoroinhas_090522

Paróquia do Sagrado abre inscrições para o Curso de Coroinhas e Acólitos

Estão abertas as inscrições para o Curso de Coroinhas e Acólitos na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ). Objetivo é capacitar novas crianças, adolescentes e jovens para o serviço prático do altar.

A exemplo de seu patrono, São Tarcísio, que mesmo sendo uma criança se colocou a serviço da Igreja buscando levar a Sagrada Eucaristia aos que se encontravam presos por causa da perseguição, os acólitos e coroinhas são convidados a dedicarem também o seu chamado ao cuidado do altar, levando aos presbíteros as oferendas do povo de Deus que serão oferecidas na Santa Missa.

Segundo Frei Felipe Carretta, um dos organizadores do curso, podem se inscrever crianças e jovens de todas as idades. Sobre a importância deste serviço, explicou que o mesmo visa o conhecimento básico da liturgia da Igreja. “E as crianças estarão diretamente ligadas a ela, agora como servidoras da grande mesa do Senhor”, ressaltou.

Frei Felipe destaca também a relevância das comunidades e Paróquias terem seus próprios coroinhas e acólitos servindo o altar. Para ele, é uma questão muito cara para a Igreja. “A partir do Vaticano II, a ministerialidade da Igreja passou a ganhar importância. Ter coroinhas no serviço do altar também é uma forma de evangelização do povo de Deus”, revelou, acrescentando: “Crianças e jovens dão sempre este rosto juvenil em nossas comunidades”.

O Curso será ministrado pela Irmã Margarete e Frei Felipe de forma presencial, aos sábados pela manhã, após os encontros de catequese na Paróquia. Com uma duração de aproximadamente três meses, com possível prorrogação se necessário for, o início das formações começa no dia no dia 11 junho.

ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO, PREENCHA E ENTREGUE NA SECRETÁRIA PAROQUIAL

(se preferir, envie a ficha preenchida pelo e-mail: paroquiadosagrado@franciscanos.org.br)