Nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, celebra-se o aniversário de 15 anos de dedicação da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Por isso, às 18 horas, o pároco presidirá a solene Celebração Eucarística que fará memória deste importante momento para toda fraternidade franciscana e comunidade paroquial. A missa contará com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Paróquia do Sagrado.
A Igreja do Sagrado foi dedicada em uma solene Celebração Eucarística no dia 16 de setembro de 2007, que segundo informações históricas do informativo “Laços&Passos” durou mais de duas horas e meia, tudo conforme a grandiosidade da festa. A cerimônia marcou também a conclusão das obras de Restauração e Reforma da Igreja que levou seis anos para ser concluída.
O pároco da época, Frei Vitalino Piaia, ressaltou que “mais do que restaurar a igreja de pedra, o Senhor Deus restaurou os nossos corações para a vida comunitária, para a partilha, a solidariedade e a missão”. “Esta obra ficará para sempre na história da Igreja do Sagrado Coração de Jesus e em nossos corações”, lê-se no relato dos membros do Apostolado da Oração.
Acompanhe abaixo o relato de Frei Gustavo Medella, publicado no informativo “Laços&Passos”, sobre o dia histórico da Dedicação da Igreja do Sagrado Coração de Jesus!
IGREJA DO SAGRADO É DEDICADA DEPOIS DE SEIS ANOS EM RESTAURO E REFORMA
Igreja super lotada, bispo, padres, diáconos, ministros, corais, cerimônia de duas horas e meia, tudo conforme a grandiosidade da festa. A celebração de Dedicação da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, não poderia ser diferente. A cerimônia marcou também a conclusão das obras de Restauração e Reforma da Igreja.
O início foi do lado de fora, em frente à porta principal fechada, onde o bispo diocesano, Dom Fillipo Santoro, recebeu a chave das mãos dos arquitetos responsáveis pela obra, passando-a em seguida ao pároco, Frei Vitalino Piai, que abriu a Igreja.
Alegres vamos à casa do Pai. Ao som do refrão do canto inicial, o bispo e os concelebrantes entraram em procissão. A imagem do Sagrado Coração de Jesus, titular da igreja, estava coberta e foi apresentada ao povo por um grupo de representantes das pastorais e dos movimentos. Em seguida, houve o rito de bênção e aspersão da água abençoada. Neste momento, o coral dos Canarinhos cantava em latim: “Assim como a corça suspira pelas águas repousantes, suspira igualmente Minh’ alma por Vós, ó Senhor”.
O hino de louvor ficou por conta do Coral das Meninas Cantoras dos Canarinhos. Participaram ainda da celebração o coral infantil Dó-Ré-Mi e a Schola Cantorun Pater Letus, formada por ex-integrantes dos Canarinhos.
Na homilia, Dom Filippo elogiou o trabalho de Frei Vitalino Piaia e brincou: “Cada vez que uma etapa da obra era concluída, o Frei Piaia me chamava para abençoar: coro, lustres, claustro. Hoje estamos aqui para dedicar a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, um acontecimento muito importante para nossa Diocese”
(FONTE: Laços e Passos, 2007).
RITO DA DEDICAÇÃO:
Ladainha, unção, incensação e iluminação – Com comentários explicativos de Frei Alberto Beckhäuser, este momento se iniciou com a Ladainha de todos os Santos. Na sequência, Dom Filippo colocou um avental e derramou óleo sobre o altar, espalhando-o em seguida, ungindo também as quatro cruzes que ficam sobre as colunas nas paredes do templo.
O próximo passo foi a incensação, quando sobre o altar foi queimando incenso. Em seguida, o altar foi enxugado e revestido por uma toalha branca e, por último, seguiu-se a iluminação da igreja. Acenderam-se velas e as luzes. Todos estes momentos foram marcados pelo forte simbolismo que representam. Logo após seguiu-se a liturgia da Missa.
Ao fundo da igreja, foi instalada uma placa comemorativa da celebração. Na mensagem final, falaram o casal coordenador das pastorais da matriz, o Ministro Provincial, Frei Augusto Koenig, e o pároco, Frei Vitalino Piaia. Frei Augusto aproveitou a ocasião para apresentar a comunidade o novo pároco, Frei Adriano Freixo Pinto. O vice-prefeito Henrique Manzani, o Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Marcus São Thiago, além de outras autoridades, estiveram presentes. Logo após a celebração, houve apresentações musicais e um lanche no pátio da igreja. A Cerimônia de Dedicação foi realizada no dia 16 de setembro de 2007, às 15 horas.
Frei Augusto Luiz Gabriel, com informações do informativo “Laços&Passos”.