17_OFS

Ordem Franciscana Secular

A Ordem Franciscana Secular foi fundada em 30 de maio de 1897, um ano após a chegada dos franciscanos em Petrópolis, oriundos da Província Franciscana da Saxônia, na Alemanha. O fundador do Convento, Frei Ciríaco Hielscher, OFM, foi também o fundador da Fraternidade Ordem Terceira, hoje Ordem Franciscana Secular. A Fraternidade tem hoje 123 anos de existência com sua sede própria, desde 1923, com um número bem reduzido de membros.

A relação da Fraternidade com a Paróquia foi criada desde 1945, e foi sempre cordial, fraterna e respeitosa. O intercâmbio fraterno franciscano foi sempre de acordo com as Regras e as Constituições das duas entidades, nos mais variados momentos, todos repletos de um propósito firme e bem vivido de cooperação mútua. Esta casa Franciscana Secular foi sempre apoiada pelos frades do convento, guardiões e pelos párocos que se sucederam ao longo de várias décadas. Sempre esteve e está aberta a todos os movimentos, pastorais, encontros diversos, reuniões com várias finalidades.

O histórico de nossa fraternidade, pouco difundido, é caracterizado pelo acolhimento a todos os que a sua porta bateram e batem. Os novos tempos trouxeram mudanças sensíveis à vida da Fraternidade. O número de vocações tem diminuído ano a ano. Muitos irmãos e irmãs envelheceram e outros voltaram ao Pai. Nossas atividades sociais e pastorais estão reduzidas a poucos e heroicos esforços, destacando-se os serviços prestados pelas nossas irmãs costureiras dedicadas à confecção de enxovais para bebês e recém-nascidos. Cada irmão na sua comunidade exerce, na justa medida o seu apostolado com a vênia dos respectivos párocos.

Atualmente, com a pandemia nos afrontando, vivemos dias de longo recesso, sem, todavia perdermos o contato com os irmãos. Em consequência disto às distâncias físicas esfriaram o alento, sem, todavia matar os nossos ideais franciscanos. Houve mudanças inesperadas, contatos reduzidos em todas as esferas e ambientes; todos vivemos isto. Estamos aqui, ainda de pé prontos a servir naquilo que nos é possível. Os tempos mudam as relações, para melhor ou para pior, dependendo somente da boa vontade reinante nos nossos corações.

Luiz Alberto Vianna, OFS

Ministro da Fraternidade


ENDEREÇO:

FRATERNIDADE FRANCISCANA SECULAR DE PETRÓPOLIS

Rua Frei Luiz 26, Centro – Petrópolis – RJ

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print