laudes_150422_3587 Grande

Oração das Laudes: “Temos a firme fé e esperança de ressuscitar”

“Ao contemplar o Crucificado somos convidados a também pensar nos sofredores do nosso tempo e viver na busca pela solidariedade e justiça junto com eles esse tempo de Paixão”. Foi com essa motivação que o presidente da Celebração da Liturgia das Horas, Frei Fábio Melo Vasconcelos, refletiu sobre a Páscoa da Cruz, nesta Sexta-feira Santa (15/04), às 7h30, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ). Frei Felipe Medeiros Carretta e Frei Andrei Nascimentos dos Anjos foram os acólitos.

Com a presença dos religiosos franciscanos, fiéis e paroquianos, a oração das Laudes contou com a recitação dos salmos, leituras e cânticos próprios para o dia.

Na reflexão, Frei Fábio explicou que neste dia se celebra um só e profundo mistério de amor. “A Páscoa do crucificado, sepultado e ressuscitado”, disse, citando Santo Agostinho. “E nesta Páscoa da Cruz, recordamos a grande oferta de si mesmo feita por Cristo. Ele nos ofertou sua vida, praticada na justiça e na caridade, numa total humildade. Por isso, a imagem de servidor e cordeiro são muito bem identificadas em Cristo”, ressaltou.

Segundo ele, as leituras da Carta aos Hebreus e de João Crisóstomo apresentam os sinais do sangue de Cristo presentes e prefigurados nas raízes do primeiro testamento. “E temos assim Jesus retratado como: Mediador, Sumo-sacerdote, Novo Moisés, Adão. E de outro lado temos, no mesmo Cristo as imagens do crucificado, injustiçado, abandonado”, afirmou.

Para Frei Fábio, Jesus se entrega por inteiro por nós, nos brindado com o tesouro do mistério pascal, que brota das suas entranhas. “Sangue e água, são então sinais dos sacramentos, nosso caminho para dentro do mistério. Como eles nós recebemos vida e somos sustentados até a entrada nos bens eternos. Somos convidados a viver como família, assim reza a coleta dessa liturgia, pela qual Cristo se entregou”, destacou.

“Devemos agora ser uma comunidade que nasce do lado aberto do novo Adão e que constantemente é cuidada e alimentada por Ele. No sangue e na água, irmãos nós somos, de um povo em caminhada pascal. Da nossa terra que vive na paixão temos a firme fé e esperança de ressuscitar”, concluiu

Frei Augusto Luiz Gabriel | PASCOM da Paróquia do Sagrado