crisma_210821

Na graça do Espírito Santo: Transformem o mundo!

Às 18 horas deste sábado (21/08), a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus celebrou, com alegria, o Sacramento do Crisma, de onze jovens de nossa Paróquia. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, e concelebrada pelo pároco, Frei Jorge Paulo Schiavini, OFM. Além dos familiares mais próximos e catequistas presentes na celebração, a mesma, foi também transmitida pelas redes sociais da Paróquia e da Diocese de Petrópolis a fim de que amigos e outros familiares pudessem acompanhar remotamente, já que seguem vigentes as normas de distanciamento, em nossa Igreja.

Nesta bela celebração estes nossos jovens puderam confirmar seu batismo, recebendo o último sacramento de sua iniciação à Vida Cristã. Nem as adversidades desse nosso tempo pandêmico os impediram de, com decisão e maturidade, reafirmarem seu desejo de viver a fé do Evangelho e receberem os dons do Espírito Santo.

O Evangelho proferido na celebração foi o famoso texto das Bem Aventuranças, de São Mateus. Segundo Dom Gregório, “esse texto das Bem Aventuranças inverte a ordem lógica da felicidade para o tempo de Jesus, pois o Senhor nos ensina que na luta por transformar o mundo, lá a graça do Pai se manifesta, não somos os detentores da graça, mas a vida nos ensina a buscar essa graça que vem do alto. Felizes os que descobrem essa sabedoria de vida”. Mais adiante, Dom Gregório, fez uma analogia entre o sacramento do Batismo e o da Confirmação: “O Batismo nos insere na família cristã e nos abre a porta do céu, algo muito pessoal e belo. Já a Crisma confirma o nosso Batismo e nos aponta um caminho maduro na fé. Confirma que somos filhos de Deus, mas também confirma que somos filhos deste mundo, que precisa ser transformado.” Ao final de sua fala, os exortou: “Caros jovens, é preciso que, de hoje em diante, vocês possam entender as vossas vidas através da graça do Espírito Santo, transformem o mundo com os dons e os talentos que o Senhor vos concedeu!”

Após a homilia, os jovens acenderam suas velas na chama do Círio Pascal e com muita firmeza puderam renovar suas promessas batismais. Em seguida, Dom Gregório impôs suas mãos sobre os crismandos e proferiu a oração sacramental. Os jovens, um por vez, vieram diante de seu Pastor e receberam na fronte o óleo consagrado do Crisma, recebendo assim o Espírito Santo, Dom de Deus.

Antes da bênção final, os jovens entregaram uma singela lembrança a Dom Gregório, num gesto de gratidão por sua presença nesse momento importante de suas vidas. Dom Gregório também expressou sua alegria por este momento e desejou coragem e perseverança a todos. Em sua bênção final invocou o Espírito Santo para que anime e fortaleça a todos em suas vidas e missões! Encerrada a celebração, todos se dirigiram para a Capela Frei Galvão onde tiraram algumas fotos junto com seus familiares e amigos.

Possam esses jovens serem, com a força do Espírito Santo, agentes da graça transformadora desse mundo!

Frei João Manoel Zechinatto (texto), Frei Augusto Luiz Gabriel (fotos)


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO

Notícias Relacionadas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print