Mosteiro 3

Mosteiro da Virgem

O Mosteiro da Virgem abriga uma comunidade de Beneditinas, que em 1932 vieram para o Brasil, Rio de Janeiro, e em 1939 instalaram-se na Avenida Ipiranga em Petrópolis (RJ). A Igreja consagrada à Imaculada Conceição foi inaugurada em 1989 e possui estilo moderno.  Projetada por Cláudio Pastro, artista plástico paulista dedicado a trabalhos de arte sacra, destacam-se o painel representando Jesus Cristo Glorioso; uma rara imagem da Virgem Maria grávida e muitos outros detalhes ricos da espiritualidade beneditina.

HISTÓRICO

A história do Mosteiro da Virgem começou sob a iniciativa de Madre Francisca de Jesus que em 13 de dezembro de 1910 recebeu do Santo Padre, o Papa Pio X, a autorização para a fundação. No entanto, o Papa exprimiu-lhe o desejo de que se desse em Roma  os primeiros passos da fundação. Madre Francisca colocou então como fundamento a expressão: “Igreja de Cristo”, conservado até hoje pelas religiosas do Mosteiro da Virgem.

Os começos da fundação foram em um apartamento na Vila Patrizi, perto da Porta Pia, Roma. Em 19 de março de 1918, foram transferidas para a Via Tusculana. Ali se construiu uma pequena igreja sob a invocação da Imaculada Conceição. Recebeu o nome de “Priorado da Virgem”. Este provavelmente fora o primeiro mosteiro da congregação. A vida regular não tardou em se organizar no priorado, de acordo com as tradições das grandes ordens religiosas, como a de São Domingos.

Em 1923, as irmãs afiliaram-se a Ordem Dominicana, mas reconheceram que deveriam voltar às origens e a primeira inspiração da Companhia da Virgem. Em 1931, foram desmembradas da Ordem Dominicana e em 28 de maio de 1932, Madre Francisca faleceu.

A esposa do Embaixador Luiz Guimarães, então representante do Brasil junto à Santa Sé, tomou a iniciativa de promover a instalação da Companhia da Virgem no Brasil. A transferência se fez, conforme documento oficial assinado pelo Visitador Apostólico, Pe. Lázaro d’Arbonne, com data de 20 de setembro de 1937.

A Congregação se compunha, então, de 12 membros. Saindo de Gênova em 07 de outubro de 1937, chegaram no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1937. Instalaram-se então em Petrópolis, tendo como referência o Bispo Dom José Pereira Alves.

Neste tempo, ocorreu uma fusão da Companhia da Virgem com a Abadia de Nossa Senhora das Graças de Belo Horizonte (MG). A agregação definitiva deu-se em 11 de abril de 1967. No dia 08 de dezembro de 1969 as Irmãs da Companhia da Virgem fizeram a Profissão Monástica segundo a Regra de São Bento e receberam a Consagração das Virgens.

Em 1980, o Mosteiro foi elevado a Abadia, sendo eleita como primeira Abadessa a Madre Maria José, que já vinha sendo há mais de 10 anos, a priora. Tendo completado sua missão, em setembro de 1980, morreu inesperadamente.

No dia 21 de outubro de 1980 foi eleita a nova Abadessa, Madre Eugênia Teixeira, prioresa de Juiz de Fora (ES). Na tarde desse mesmo dia tomou posse e recebeu a bênção abacial em 13 de dezembro do mesmo ano. Assim, Madre Abadessa Eugênia, conduziu o rebanho do Mosteiro da Virgem por muito tempo promovendo o crescimento espiritual e material da comunidade.

CONHEÇA MAIS SOBRE A IGREA DO MOSTEIRO DA VIRGEM

Em 16 de dezembro de 1989, deu-se a dedicação da igreja abacial, construída em terreno próximo ao Mosteiro, doado por benfeitores.  O Mosteiro da Virgem realizou algumas novas fundações, espalhando assim o espírito de São Bento, a saber:

– Em 26 de agosto de 1988, nasceu o Mosteiro de Santa Rosa, em Santo Ângelo (RS);

– Em 06 de abril de 1992, criou-se o Mosteiro de Nossa Senhora de Guadalupe, em São Mateus (ES);

– Em 16 de março de 1997, foi fundado o Mosteiro de Nossa Senhora do Seringueiro, em Guajará-Mirim (RO).

Depois de exercer seu carisma de bondade e misericórdia, em 09 de outubro de 2002, Madre Eugênia, deixando a todos lembrança afetuosa e grata de seu testemunho e exemplo de virtudes, especialmente da bondade, partiu para a eternidade.

Irmã Maria Auxiliadora da Silva Canuto, foi então eleita a nova superiora, conforme o ritual próprio, e, recebeu a bênção abacial em 25 de janeiro de 2003, tornando-se a 3ª abadessa do Mosteiro da Virgem, até os dias atuais.

Em 2020 o Mosteiro celebrou 40 anos de Abadia e 85 anos de fundação da “Companhia da Virgem”. A Igreja foi projetada pelo artista de arte sacra Cláudio Pastro († in memoriam).

Atualmente o Mosteiro da Virgem conta com a assistência diária dos frades do Convento e da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus para as Celebração Eucarísticas e atendimentos de confissões. As missas são de segunda a sábado, às 7h, e aos domingos às 10h30 com canto gregoriano.

CONTATOS:

Telefone: (24)2242-2394

E-mail: mosteiro.petropolis@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/mosteirodavirgempetropolis

Instagram: https://www.instagram.com/most.virgem/

 

ENDEREÇO

Mosteiro da Virgem

Avenida Ipiranga, 555

CEP 25610-150

Petrópolis, RJ

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print