2

Jovens realizam Dia de Missão no Ingelheim

Motivados pela temática do Ano Vocacional “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33), o Serviço de Animação Vocacional e o Conselho de Juventudes lançou o desafio a todos os grupos jovens espalhados pela Província Franciscana da Imaculada Conceição no último fim de semana, 28 e 29 de janeiro, um aquecimento para as Missões Franciscanas da Juventude de 2024. A proposta era que cada grupo se organiza-se para realizar a missão de acordo com a sua realidade.

 

Com um Grupo de Jovens formado a pouco tempo, a juventude da Paróquia do Sagrado Coração em Petrópolis topou o desafio do Dia de Missão e resolveu subir as ladeiras do bairro do Ingelheim na tarde de sábado, dia 28, sorrindo, cantando e tocando!

Começando com um momento de oração na Igreja Nossa Senhora da Ajuda, e já com um testemunho forte de uma jovem que conheceu o grupo há poucos dias agradecendo a acolhida do grupo, e partilhando da grande experiência de poder encontrar a Jesus nas pessoas que conhecera ao longo de uma forte experiência de fé vivida nos últimos anos (Lc 24, 32).

A proposta abraçada pelo grupo fugiu ao estilo convencional de visita às casas, uma saudação inicial, uma conversa, partilha da Palavra… Não! Por meio da música queríamos chegar direto aos corações, fazendo uma serenata para cada um daqueles que haveríamos de encontrar.

Começamos por subir as ruas do bairro em direção ao Lar de Idosos localizado atrás da comunidade realizando a dita serenata: recordando que “Onde reina o amor, fraterno amor, Deus aí está”, certos e desejosos de que cada um ali, foi e continua sendo um “Instrumento de Paz” em diversos momentos de suas vidas rezamos e cantamos pedindo a intercessão de São Francisco afim de pedir a Deus que assim conservasse cada um deles até o fim. E traçando um paralelo com a vida de Francisco e nos fazendo valer do violino do jovem Iago, imitamos o santo de Assis que tocava violino com dois gravetos e louvamos ao “Amor de Deus que se mostra em pleno, flore o jardim, dá vida ao beija-flor” para nos dizer o quão “grande é seu amor”! Após a oração do Senhor, agradecemos a acolhida, o sorriso no rosto, as lágrimas derramadas, e as orações de uma das pacientes que não parou de proferir palavras de bênção enquanto estivemos ali. Encerrando, com uma música que nós jovens, havíamos aprendido no dia anterior, mas que eles lembravam bem, e não à toa, foi a mais aclamada, “Eu quero apenas” de Roberto Carlos.

Depois seguimos pelas ladeiras do bairro para casas específicas de pessoas que contribuíram muito com a vida da comunidade, mas hoje se encontram afastadas por diversas circunstâncias, colhendo o testemunho de cada uma delas para animar a caminhada do grupo jovem que ainda está iniciando a sua caminhada, e oferecendo em troca o mesmo momento de oração em forma de uma bela serenata.

Finalizando na casa dos dois irmãos, João e Alice participantes do grupo, agradecendo o apoio da família que vem ajudando tanto o grupo e com a palavra destes dois jovens a respeito da experiência vivida ao longa do dia. E claro, depois de tantas subidas e descidas, a passos largos e ligeiros para fugir da chuva que ameaçava cair, terminamos em torno à mesa com um maravilhoso café oferecido pela família.

Veja mais fotos e vídeos clicando aqui.

Assim foi a primeira missão do grupo de jovens do ano. Gostou? Quer se juntar a nós nas próximas ações? É só entrar em contato pelas redes sociais. Paz e Bem!

Notícias Relacionadas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print