Igreja Nossa Senhora da Ajuda

Igreja Nossa Senhora da Ajuda – Quarteirão Ingelheim

No local onde se encontra a atual igreja, havia uma capelinha, promessa de um viajante que estava em alto mar sob uma grande tempestade. Ele fez uma promessa, segundo a qual, se chegasse me terra, prestaria uma homenagem a Nossa Senhora da Ajuda, e assim foi feito. Durante muitos anos, os moradores prestaram homenagem a Nossa Senhora com ladainhas e coroações. Quando havia algum tipo de dificuldade, os moradores se reuniam em frente a esta capelinha e pediam proteção. Isso aconteceu na revolução de 1930 e durante a Segunda Guerra Mundial.

O terreno foi doado pelo Sr. Vicente Maggiolario e sua esposa Gertrudes à Mitra Diocesana de Petrópolis.

No dia 7 de setembro de 1952 foi realizada uma festa no local para o lançamento da pedra fundamental. O evento contou com a presença do Senhor Bispo Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, autoridades locais e dos freis Lauro Ostermann e Leto, além do povo em geral.

No dia primeiro de março de 1953 foi realizada a Festa da Cumieira, seguida do projeto arquitetônico do engenheiro J. Lima Filho. Trabalharam na obra os Senhores Pedro Mayworm, Pedro Soares da Silva, João Rodrigues e muitos outros, além da ajuda de todos os moradores na organização de festas para angariar fundos.

Em 14 de fevereiro de 1954, foi inaugurada a igreja com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Ajuda, em procissão em carro aberto, com a presença da banda do batalhão e todo o povo.

Na igreja foi feita a entronização da imagem com as bênçãos do Senhor Bispo Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra e do Frei Lauro Ostermann.

Em 1979 foi celebrado o jubileu de prata com missa solene celebrada pelo Senhor Bispo Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, com grande festa popular.

Em 1982 foi construído o salão anexo, o salão de festas, o qual recebeu o nome de Papa João XXIII, utilizado até hoje para festas e reuniões.

Em 15 de outubro de 1995 foram inauguradas duas salas de catequese.

No dia 14 de fevereiro de 2004 foi realizada missa solene e grande festa pelo jubileu de ouro da nossa igreja.

Atualmente, nossa igreja está com 67 anos de fundação, continuamos trabalhando com a realização de missas todos os domingos às 10 horas da manhã, contando com uma turma de catequese de Crisma e uma turma de catequese para a primeira Eucaristia.

Em depoimento, D. Lenir declarou: “essa festa foi a inauguração da igreja quando o bispo entrou e benzeu a igreja. Em seguida, entrou a Nossa Senhora da Ajuda, que pela primeira vez entrou em nossa igreja e aqui ficou. Isso aconteceu no dia 14 de fevereiro de 1954.”

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print