Igreja Nossa Senhora da Ajuda

Igreja Nossa Senhora da Ajuda – Quarteirão Ingelheim

No local onde se encontra a atual igreja, havia uma capelinha, promessa de um viajante que estava em alto mar sob uma grande tempestade. Ele fez uma promessa, segundo a qual, se chegasse me terra, prestaria uma homenagem a Nossa Senhora da Ajuda, e assim foi feito. Durante muitos anos, os moradores prestaram homenagem a Nossa Senhora com ladainhas e coroações. Quando havia algum tipo de dificuldade, os moradores se reuniam em frente a esta capelinha e pediam proteção. Isso aconteceu na revolução de 1930 e durante a Segunda Guerra Mundial.

O terreno foi doado pelo Sr. Vicente Maggiolario e sua esposa Gertrudes à Mitra Diocesana de Petrópolis.

No dia 7 de setembro de 1952 foi realizada uma festa no local para o lançamento da pedra fundamental. O evento contou com a presença do Senhor Bispo Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, autoridades locais e dos freis Lauro Ostermann e Leto, além do povo em geral.

No dia primeiro de março de 1953 foi realizada a Festa da Cumieira, seguida do projeto arquitetônico do engenheiro J. Lima Filho. Trabalharam na obra os Senhores Pedro Mayworm, Pedro Soares da Silva, João Rodrigues e muitos outros, além da ajuda de todos os moradores na organização de festas para angariar fundos.

Em 14 de fevereiro de 1954, foi inaugurada a igreja com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Ajuda, em procissão em carro aberto, com a presença da banda do batalhão e todo o povo.

Na igreja foi feita a entronização da imagem com as bênçãos do Senhor Bispo Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra e do Frei Lauro Ostermann.

Em 1979 foi celebrado o jubileu de prata com missa solene celebrada pelo Senhor Bispo Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, com grande festa popular.

Em 1982 foi construído o salão anexo, o salão de festas, o qual recebeu o nome de Papa João XXIII, utilizado até hoje para festas e reuniões.

Em 15 de outubro de 1995 foram inauguradas duas salas de catequese.

No dia 14 de fevereiro de 2004 foi realizada missa solene e grande festa pelo jubileu de ouro da nossa igreja.

Atualmente, nossa igreja está com 67 anos de fundação, continuamos trabalhando com a realização de missas todos os domingos às 10 horas da manhã, contando com uma turma de catequese de Crisma e uma turma de catequese para a primeira Eucaristia.

Em depoimento, D. Lenir declarou: “essa festa foi a inauguração da igreja quando o bispo entrou e benzeu a igreja. Em seguida, entrou a Nossa Senhora da Ajuda, que pela primeira vez entrou em nossa igreja e aqui ficou. Isso aconteceu no dia 14 de fevereiro de 1954.”