20_grupoféeluz

Grupo Fé e Luz

O Movimento Fé e Luz, fundado por Jean Vanier e Marie-Hélène Mathieu, é um movimento internacional ecumênico, iniciado na França em 1975, que visa integrar pessoas portadoras de necessidades especiais mentais e suas famílias, na Igreja e na sociedade.

No mundo temos 1500 comunidades e no Brasil temos 90, sendo 10 no Rio de Janeiro.

No ano de 1971, foi organizada uma peregrinação para o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, por ocasião das festas pascais.

Já naquela época, o objetivo era justamente encontrar uma forma de ajudar a integração das pessoas com necessidades especiais mentais, e suas famílias, na sociedade. Nesta caminhada católica houve a participação de dezenas de irmãos protestantes.

A fim de que a peregrinação pudesse dar frutos e não ser apenas uma ação passageira, foi combinado que para participar, seria necessário formar comunidades que reunissem pessoas portadoras de necessidades especiais mentais, particularmente os jovens, seus pais e amigos.

Realizada a peregrinação, tivemos um tempo de grandes bênçãos, com numerosas comunidades que aprofundaram os laços tecidos entre seus membros. Ao longo dos anos, outras comunidades foram criadas no mundo inteiro, desenvolvendo-se em diferentes tradições cristãs.

MOVIMENTO FÉ E LUZ NA PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE PETRÓPOLIS

O objetivo do Grupo Fé e Luz conforme já dito, nasceu do desejo de ajudar pessoas portadoras de necessidades especiais mentais e suas famílias a encontrarem o seu lugar na Igreja e na sociedade.

É um movimento que visa promover na medida do possível, respeitando os limites e aptidões de cada pessoa, o seu desenvolvimento, através da convivência e da evangelização.

É também um movimento que acolhe e ajuda os familiares e amigos, a interagirem melhor com seus entes portadores de necessidades especiais mentais.

Nossas reuniões que duram em média duas horas, acontecem no 1º domingo de cada mês, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus às 09h30.

Iniciamos nossas reuniões com um momento de acolhida, seguido de oração e de festa, (onde servimos um lanche), e um momento de visita às famílias.

Equipe de coordenação: Marlene Sampaio; Lenita Dalcero

Informações: Marlene (24) 99315-0934 / 22243-8498 Lenita (24) 9911-6448 / (24) 2231-1495