Frei Leão Hessling

(1897-1976)

Nascido na Alemanha em 1897, chegou ao Brasil com apenas 15 anos e, antes de estabelecer morada na Cidade Imperial, passou por SC, PR e SP. Recebeu o nome do amado companheiro de São Francisco de Assis ao ingressar na Ordem dos Frades Menores.

Transferido para Petrópolis em 1929, permaneceu até 1962. Foram 33 anos de dedicação e serviço ao povo de Deus especialmente aos pobres. Membro da fraternidade do Convento do Sagrado Coração de Jesus, morava e trabalhava, como vigário da Paróquia do Sagrado, na igreja de Santo Antônio, no Alto da Serra.

Destacou-se por obras que até hoje estão a serviço da comunidade petropolitana. Montou um ambulatório que distribuía remédios à população pobre, ampliou a escola Paroquial Santo Antônio, construiu a Igreja do Indaiá (atual Matriz de São Sebastião), um templo e uma escola no bairro Morin (Nossa Senhora da Glória), uma capela e um colégio no Morro do Turco, além de um pavilhão para idosos junto ao Hospital Santa Teresa. Tanto trabalho rendeu ao frade o título de cidadão petropolitano, entregue em 17 de setembro de 1957, dia do centenário da elevação de Petrópolis à categoria de cidade.
Fatos curiosos povoam a história de Frei Leão. Realizava-se, certa vez, em Petrópolis, um concurso de beleza masculina. O vencedor receberia uma considerável quantia em dinheiro. E, eis que Frei Leão se inscreve e vence a inusitada disputa! O que ele fez com o prêmio? Não é muito difícil imaginar: distribuiu aos pobres.

Sua transferência foi um momento de muita comoção na cidade. Discretamente como havia chegado, partiu no dia 19 de fevereiro de 1962 com destino à Paróquia e Convento de Santo Antônio do Pari, em São Paulo, ali permanecendo até seu falecimento em 31 de outubro de 1976. Na ocasião, três dias de luto foram proclamados em Petrópolis!

No imaginário popular, deixou ótimas lembranças. Até hoje, muitas pessoas recordam com carinho a piedade e a dedicação de Frei Leão aos menos favorecidos. Seu nome é sinônimo de caridade e doação ao próximo.

Fonte: Igreja do Sagrado Coração de Jesus. 133 anos de história em nossas mãos – O Restauro – 2001 a 2007.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print