Frei José Luiz Prim

“Evangelizar, levando ao mundo a mensagem do Reino, iluminada pela mística de São Francisco de Assis, este sempre foi meu ideal de vida”.

Um homem empreendedor e apaixonado pela arte, que também fez história na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e em especial na cidade de Petrópolis.

Frei José Luiz Prim nasceu em Santo Amaro da Imperatriz – SC, no dia 14 de junho de 1935, e foi o último dos 16 filhos de uma família de colonos. Além de todos esses, os pais tiveram mais duas filhas adotivas. Duas de suas irmãs abraçaram a vida religiosa. Desde criança teve grande inclinação para a música. Na infância viveu um ambiente de grande religiosidade e os padres franciscanos muito frequentavam a sua casa, dado que tanto o pai quanto a mãe tinham um irmão na Ordem Franciscana. Isto fez com que sua vocação para a vida franciscana e sacerdotal despertasse já na infância, e se mantivesse acesa pela vida inteira.

O ideal da vida religiosa e do cultivo da música conviveram por todos os anos de sua formação. Assim, durante os estudos no Seminário de Agudos, SP, formou-se no curso de Piano no Conservatório Dramático e Musical de Bauru. Ordenou-se sacerdote em 14 de dezembro de 1961 e não tardou para que fosse transferido para o Seminário de Agudos, na qualidade de professor e educador. Ali formou-se na Faculdade de Música e de Letras com Inglês. Após conduzir por oito anos as atividades musicais do Seminário de Agudos, dedicou todo um ano a estudos de extensão de Música em São Paulo, preparando-se para assumir a direção do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) em 1973.

Neste tempo inicial como diretor do IMCP, fez estágio na Alemanha, de dezembro de 1973 a maio de 1974, na sede do coro de meninos cantores mais antigo do mundo em atividade, os Pardais da Catedral de Regensburg e pôde juntamente com Frei Leto empreender a primeira viagem internacional do Coral dos Canarinhos de Petrópolis iniciada em dezembro de 1974 com regresso em fevereiro de 1975. Nas palavras do próprio Frei José Luiz Prim:

“Estimulado pelo próprio Governo Brasileiro e com a intenção de angariar fundos para a construção da nova sede, o coro (Canarinhos) empreendeu uma tournée pela Europa, visitando aproximadamente 40 cidades, principalmente na Alemanha. Nessa ocasião o coro foi recebido pelo Presidente Walter Scheel (da Alemanha) e participou do 15º Congresso Internacional de Meninos Cantores em Roma.” 1  

De volta ao Brasil o então Ministro da Educação e Cultura, Ney Braga, reúne-se com a diretoria do IMCP para ouvir os relatos da viagem internacional. Perguntando sobre os planos futuros da instituição, o Ministro toma ciência do projeto de construção da nova sede do Coral dos Canarinhos e promete ajudar substancialmente para a realização do mesmo.

Frei José Luiz sempre fazia relatos dos feitos da administração do Ministro Ney Braga e como grande incentivador e amante das artes em geral. Antes do coro embarcar para a Europa em 1974, o Ministro envia a seguinte mensagem de incentivo:

”É emocionante ouvir as vozes deste coral, de maneira tão simpática, é conhecido por ‘Canarinhos de Petrópolis’. A beleza de suas apresentações – comovente apelo estético e humano a quantos tenham ocasião de ouvi-los – é um veemente atestado do que pode a nossa gente, quando movida por entusiasmo, dedicação e amor à arte. Percorrendo os recantos mais longínquos de nossa terra, vão os Canarinhos contribuindo para expressar a própria alma brasileira. E agora, presentes em países outros, é como que o próprio Brasil levando ao mundo uma mensagem de paz e de beleza.” 2

Os anos seguintes foram de muita dedicação à construção da sede própria do IMCP, situada na Rua Santos Dumont 355 – centro em Petrópolis, etapa que se iniciou no ano de 1976, graças aos recursos oriundos do Ministério da Educação e Cultura, do Arcebispado de Colônia – Alemanha, da viagem internacional do coro em 1974 e de doações recebidas por Frei Leto. Em 1980 o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis já podia usufruir das novas instalações de salas de ensaio e de aulas de música, pois a primeira etapa da construção estava quase terminada.

Mas o entusiasmo incansável de Frei Prim, que dirigia tanto o IMCP como a Escola que na época tinha o mesmo nome, o leva a continuar a correr atrás de verbas para o projeto de construção do complexo IMCP/Escola. Anos e anos de incontáveis correspondências com entidades do Governo Federal e da Alemanha, foram decisivas para que em 1990 a escola fosse inaugurada com o nome de Colégio dos Canarinhos. Por pelo menos 8 anos seguintes, o Colégio dos Canarinhos cresceu em nome e prestígio na cidade, sendo o principal celeiro de cantores para o Coral dos Canarinhos.

No ano de 1988, ainda na antiga sede da escola junto ao Convento do Sagrado Coração de Jesus, Frei José Luiz Prim funda o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, sob a regência da Prof. Sylvia Muniz. Na época o coro se chamava “Andorinhas da Serra” e mantinha inicialmente um trabalho de musicalização e de música folclórica e popular brasileira.

Após o falecimento do fundador do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, Frei Leto Bienias em 1988, Frei Prim segue adiante com a sua missão de dirigir o IMCP, o Colégio e de reger o coro dos meninos, tendo como assistente o Maestro Gilberto Bittencourt, que mais tarde viria também a assumir a regência do Coral das Meninas. Permaneceu nesta atividade até o ano 2000, quando deixa a instituição após 28 anos consecutivos de trabalho incansável em prol da arte, em especial, da música coral e da educação escolar.

Após o ano 2000, por decisão própria, resolveu renunciar a atividade coral para dedicar-se à evangelização nas paróquias, trabalhando em Pato Branco – PR, Rodeio, Ituporanga e Blumenau – SC. No dia 6 de agosto de 2013, Frei José Luiz Prim falece devido a complicações de um acidente de automóvel, ocorrido em 19 de julho do mesmo ano. O seu maior legado foi, sem dúvida, as centenas de crianças e jovens que educou através da música, enquanto Diretor e Maestro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis.

Marco Aurélio Lischt

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print