Frei José Luiz Prim

“Evangelizar, levando ao mundo a mensagem do Reino, iluminada pela mística de São Francisco de Assis, este sempre foi meu ideal de vida”.

Um homem empreendedor e apaixonado pela arte, que também fez história na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e em especial na cidade de Petrópolis.

Frei José Luiz Prim nasceu em Santo Amaro da Imperatriz – SC, no dia 14 de junho de 1935, e foi o último dos 16 filhos de uma família de colonos. Além de todos esses, os pais tiveram mais duas filhas adotivas. Duas de suas irmãs abraçaram a vida religiosa. Desde criança teve grande inclinação para a música. Na infância viveu um ambiente de grande religiosidade e os padres franciscanos muito frequentavam a sua casa, dado que tanto o pai quanto a mãe tinham um irmão na Ordem Franciscana. Isto fez com que sua vocação para a vida franciscana e sacerdotal despertasse já na infância, e se mantivesse acesa pela vida inteira.

O ideal da vida religiosa e do cultivo da música conviveram por todos os anos de sua formação. Assim, durante os estudos no Seminário de Agudos, SP, formou-se no curso de Piano no Conservatório Dramático e Musical de Bauru. Ordenou-se sacerdote em 14 de dezembro de 1961 e não tardou para que fosse transferido para o Seminário de Agudos, na qualidade de professor e educador. Ali formou-se na Faculdade de Música e de Letras com Inglês. Após conduzir por oito anos as atividades musicais do Seminário de Agudos, dedicou todo um ano a estudos de extensão de Música em São Paulo, preparando-se para assumir a direção do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) em 1973.

Neste tempo inicial como diretor do IMCP, fez estágio na Alemanha, de dezembro de 1973 a maio de 1974, na sede do coro de meninos cantores mais antigo do mundo em atividade, os Pardais da Catedral de Regensburg e pôde juntamente com Frei Leto empreender a primeira viagem internacional do Coral dos Canarinhos de Petrópolis iniciada em dezembro de 1974 com regresso em fevereiro de 1975. Nas palavras do próprio Frei José Luiz Prim:

“Estimulado pelo próprio Governo Brasileiro e com a intenção de angariar fundos para a construção da nova sede, o coro (Canarinhos) empreendeu uma tournée pela Europa, visitando aproximadamente 40 cidades, principalmente na Alemanha. Nessa ocasião o coro foi recebido pelo Presidente Walter Scheel (da Alemanha) e participou do 15º Congresso Internacional de Meninos Cantores em Roma.” 1  

De volta ao Brasil o então Ministro da Educação e Cultura, Ney Braga, reúne-se com a diretoria do IMCP para ouvir os relatos da viagem internacional. Perguntando sobre os planos futuros da instituição, o Ministro toma ciência do projeto de construção da nova sede do Coral dos Canarinhos e promete ajudar substancialmente para a realização do mesmo.

Frei José Luiz sempre fazia relatos dos feitos da administração do Ministro Ney Braga e como grande incentivador e amante das artes em geral. Antes do coro embarcar para a Europa em 1974, o Ministro envia a seguinte mensagem de incentivo:

”É emocionante ouvir as vozes deste coral, de maneira tão simpática, é conhecido por ‘Canarinhos de Petrópolis’. A beleza de suas apresentações – comovente apelo estético e humano a quantos tenham ocasião de ouvi-los – é um veemente atestado do que pode a nossa gente, quando movida por entusiasmo, dedicação e amor à arte. Percorrendo os recantos mais longínquos de nossa terra, vão os Canarinhos contribuindo para expressar a própria alma brasileira. E agora, presentes em países outros, é como que o próprio Brasil levando ao mundo uma mensagem de paz e de beleza.” 2

Os anos seguintes foram de muita dedicação à construção da sede própria do IMCP, situada na Rua Santos Dumont 355 – centro em Petrópolis, etapa que se iniciou no ano de 1976, graças aos recursos oriundos do Ministério da Educação e Cultura, do Arcebispado de Colônia – Alemanha, da viagem internacional do coro em 1974 e de doações recebidas por Frei Leto. Em 1980 o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis já podia usufruir das novas instalações de salas de ensaio e de aulas de música, pois a primeira etapa da construção estava quase terminada.

Mas o entusiasmo incansável de Frei Prim, que dirigia tanto o IMCP como a Escola que na época tinha o mesmo nome, o leva a continuar a correr atrás de verbas para o projeto de construção do complexo IMCP/Escola. Anos e anos de incontáveis correspondências com entidades do Governo Federal e da Alemanha, foram decisivas para que em 1990 a escola fosse inaugurada com o nome de Colégio dos Canarinhos. Por pelo menos 8 anos seguintes, o Colégio dos Canarinhos cresceu em nome e prestígio na cidade, sendo o principal celeiro de cantores para o Coral dos Canarinhos.

No ano de 1988, ainda na antiga sede da escola junto ao Convento do Sagrado Coração de Jesus, Frei José Luiz Prim funda o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, sob a regência da Prof. Sylvia Muniz. Na época o coro se chamava “Andorinhas da Serra” e mantinha inicialmente um trabalho de musicalização e de música folclórica e popular brasileira.

Após o falecimento do fundador do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, Frei Leto Bienias em 1988, Frei Prim segue adiante com a sua missão de dirigir o IMCP, o Colégio e de reger o coro dos meninos, tendo como assistente o Maestro Gilberto Bittencourt, que mais tarde viria também a assumir a regência do Coral das Meninas. Permaneceu nesta atividade até o ano 2000, quando deixa a instituição após 28 anos consecutivos de trabalho incansável em prol da arte, em especial, da música coral e da educação escolar.

Após o ano 2000, por decisão própria, resolveu renunciar a atividade coral para dedicar-se à evangelização nas paróquias, trabalhando em Pato Branco – PR, Rodeio, Ituporanga e Blumenau – SC. No dia 6 de agosto de 2013, Frei José Luiz Prim falece devido a complicações de um acidente de automóvel, ocorrido em 19 de julho do mesmo ano. O seu maior legado foi, sem dúvida, as centenas de crianças e jovens que educou através da música, enquanto Diretor e Maestro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis.

Marco Aurélio Lischt

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print