Frei João José Pedreira de Castro

(1896-1962)

Desde 1947, Nossa Senhora abençoa Petrópolis do alto de uma colina. O “Trono de Fátima” até hoje atrai peregrinos que vem dirigir preces e agradecimentos à Mãe de Deus. Pouca gente sabe, porém, que este monumento foi idealizado por um frade franciscano natural de Petrópolis: Frei João José Pedreira de Castro.

Enviado para Roma, em outubro de 1920, para estudar Ciências Bíblicas, não se adaptou à cidade Italiana, sendo então transferido para Munchen, na Alemanha, onde permaneceu até 1924.

Nesta data, aos 28 anos, recebeu a notícia de que era diabético e de que, segundo as previsões médicas de então, só teria mais um ano de vida. Em vista deste diagnóstico, decidiu, com permissão de seus superiores, interromper os estudos. No ano seguinte, em 1925, veio para sua terra natal, onde assumiu o cargo de Professor de Ciências Bíblicas no Convento do Sagrado, função que exerceu até 1950.

Paralelamente ao estudo bíblico, Frei João José sempre demonstrou grande entusiasmo para o campo pastoral. Profunda dedicação o aproximou da Congregação Mariana da Anunciação e do Apostolado da Oração. Grande incentivador das Missões Populares, em 1942 liderou campanha missionária, pioneira para a época, em conjunto com os Congregados Marianos e incluindo leigos como pregadores.

Fruto de sua iniciativa foi a construção do Teatro Mariano, Com relação ao “Trono De Fátima”, a inspiração que moveu Frei João José para tal empreitada permanece Misteriosa. Pode ter sido até mesmo resultado de uma promessa a Nossa Senhora, diante de seu frágil estado de saúde. Contudo, neste intuito, centenas de pessoas se empenharam para que a obra chegasse a bom termo, também carregando pedras morro acima para a construção. Tamanha foi a movimentação e o Ieque de relações de Frei João José, que a inauguração foi prestigiada por autoridades civis e religiosas, locais e portuguesas.

Em suma, além das obras físicas, Frei João José deixou grande legado intelectual na área bíblica: iniciador do movimento bíblico nacional, tradutor da Bíblia (versão da Ave Maria), precursor da leitura popular da Bíblia. Não por acaso granjeou estima e consideração no coração dos petropolitanos.

Fonte: Igreja do Sagrado Coração de Jesus. 133 anos de história em nossas mãos – O Restauro – 2001 a 2007.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print