renovação_290222 (4)

Frei Edson renova os votos religiosos na Igreja do Sagrado

Às 8 horas deste sábado, 26 de fevereiro, Frei Edson Roberto Andrade, da Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora, Missão Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, renovou os votos de obediência, sem nada de próprio e em castidade na centenária Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ). O Guardião, Frei Jorge Paulo Schiavini, delegado do Custódio, Frei Rogério Viterbo de Sousa, acolheu a renovação e rendeu graças a Deus pela vocação à vida religiosa franciscana.

Após a leitura do Evangelho de João (12,26-26), o presidente começou refletindo sobre os salmos recitados. Segundo ele, o pedido da graça de Deus foi uma constante durante toda a salmodia na oração das Laudes. “A graça de Deus nos dá a possibilidade de permanecer no seu caminho”, disse. Já a leitura do Evangelho revela a plenitude da missão de Jesus na cruz.

“Nós franciscanos buscamos fazer penitência e seguir os passos de Jesus crucificado. Isso significa uma busca de entrar pela fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, na sua dinâmica de serviço, amor, doação e também de liberdade, por meio da consagração e da profissão dos votos evangélicos”, explicou o guardião.

“Nestes últimos dias vendo os jovens frades engajados no serviço de acolhimento e distribuição das doações, também no serviço do conforto aos familiares que perderam seus entes queridos na tragédia em Petrópolis, eu acredito que concretamente este seja o caminho no seguimento de Jesus Cristo. Claro que sempre animados por uma vida de cultivo do espírito de devoção, por meio da oração. O serviço a Deus é sempre animado por uma vida de oração”, ensinou.

“Que a consagração de Frei Edson possa inspirar também todos nós batizados para corresponder a graça do Senhor derramada constantemente em nossos corações. Que Maria interceda por todos nós e por todos os que mais sofrem aqui em Petrópolis. Que todos sejamos sustentados pela graça de Deus”, concluiu.

Em seguida, deu-se início ao rito de renovação dos votos temporários. Chamado pelo nome e pelo mestre Frei Marcos Antônio de Andrade, o religioso aproximou-se do altar e manifestou o desejo de viver por mais um ano os votos religiosos. O celebrante, então, o convidou para renovar os votos de obediência, castidade e sem nada de próprio. Toda fraternidade do Sagrado esteve presente e testemunhou este importante momento na vida de Frei Edson.

Frei Andrei Nascimento dos Anjos e Frei Augusto Luiz Gabriel | PASCOM da Paróquia do Sagrado