IMG_20231208_104344

Frades celebram Jubileu de Vida Religiosa

“Quero fazer da minha presença neste mundo um louvor de ação de graças ao Senhor.”

Essas foram as palavras proferidas pelos jubilados Frei Gentil Avelino Titton e Frei Jorge Paulo Schiavini a Frei Gilberto da Silva, presidente da celebração e ministro regional, ao término do ato simbólico em comemoração ao Jubileu de Vida Religiosa. Este evento ocorreu durante a celebração eucarística na manhã de sexta-feira, 8 de dezembro, dia da Solenidade da Imaculada Conceição, diante da fraternidade e dos fiéis reunidos para essa liturgia.

A CELEBRAÇÃO

Nesta ocasião, celebraram-se os 65 anos de vida religiosa e 60 anos de ministério presbiteral de Frei Gentil, os 25 anos de vida religiosa de Frei Jorge e também os 50 anos de vida religiosa de Frei José Clemente Schafaschek, este último ausente no ato, mas lembrado desde o início da celebração e nas orações da comunidade.

Concelebraram também nesta cerimônia os frades da fraternidade São Francisco de Assis do Instituto Teológico Franciscano, com destaque para o Coral dos Frades, que motivou os cânticos e a participação da assembleia nesse momento.

Durante a homilia, Frei Gilberto relembrou:

“A solenidade de hoje trata da familiaridade que Deus criou com a humanidade, onde a encarnação de seu Filho está no centro. A celebração da Imaculada Conceição de Maria é a celebração da familiaridade e da força de Deus entre nós. Maria foi preservada do pecado antecipando os méritos de Cristo. É Cristo, no alto da Cruz, que oferece a salvação à humanidade.”

Prosseguindo com a liturgia da Palavra, que nos apresenta as narrativas da queda do gênero humano, confundido pelo mal, no relato do Gênesis (3,9-15.20), vemos a humanidade separada de Deus. Por meio do sim de Maria, o ser humano pôde se reaproximar de seu Criador a partir da encarnação do Verbo. Essa proximidade se estende nos gestos de Maria, que acompanha seu filho até a Cruz e perpetua sua entrega à humanidade em sua valorosa intercessão e maternidade para com todos os filhos de Deus.

OBRIGADO PELO VOSSO SIM!

Dirigindo-se aos seus confrades, Frei Gilberto afirmou:

“Nossa família está reunida aqui e agradece a Deus por vocês. Obrigado pelo sim dado à Igreja, à Ordem dos Frades Menores e à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Ser Franciscano é um dom e uma vocação que se descobre a cada dia, com erros e acertos. O mais importante é se conformar, seguir e imitar a Cristo.”

Ao concluir a homilia, Frei Gilberto agradeceu novamente a Frei Gentil e Frei Jorge por suas contribuições individuais, generosos dons que enriquecem a fraternidade. Ele agradeceu também por compartilharem suas vidas e dons com todos os outros irmãos.

A CELEBRAÇÃO DOS JUBILEUS

Em seguida, deu-se início ao breve rito de celebração dos jubileus dos confrades.

O presidente da celebração os interpelou: “Caríssimos confrades, qual é o pedido de vocês?”

Respondendo humildemente ao presidente da celebração e à Ordem dos Frades Menores, expressaram o desejo de celebrar a graça do jubileu e agradecer a Deus por todas as graças recebidas ao longo de suas jornadas vocacionais.

“É graça sobre graça que vocês recebem”, continuou o diálogo. “Por isso, com alegria renovada, são chamados a bendizer o Deus de misericórdia que os escolheu e consagrou, concedendo-lhes a abundância de seu coração. E para que suas vidas estejam cada vez mais incorporadas à vida daquele que foi e é a razão de nossos passos, convido-os a depositarem-se nas mãos daquele em quem sempre confiaram, e a renovarem, assim, os seus votos, com o apoio de nossas orações e amor fraterno”.

Então, os frades jubilados expressaram sua gratidão e confirmaram mais uma vez sua adesão a este estado de vida por meio de uma fórmula que expressava agradecimento a Frei Gilberto, na qualidade de Ministro Regional, e aos irmãos da Província por permitirem dedicar os anos de suas vidas ao Senhor em prol do Reino dos céus. Agradeceram pelo serviço na Igreja, pelas experiências de alegria e sofrimento que moldaram suas existências. Renovaram seus votos de viver em obediência, desapego material e castidade, comprometendo-se com a Regra dos Frades Menores. Solicitaram a graça da perseverança e pediram ajuda aos irmãos para acolherem com alegria o que o Senhor determinar para suas vidas. Expressaram, por fim, o desejo de fazerem de suas presenças no mundo um louvor de gratidão ao Senhor.

Este momento foi concluído com a prece do presidente sobre os dois frades, desejando que o Senhor continue sendo seu amparo em todas as situações, luz em seu caminho, mantendo-os em seu santo modo de operar, até a vida eterna.

A celebração eucarística prosseguiu conforme o costume. Após a comunhão, membros do conselho paroquial entregaram aos frades jubilados vasos de flores em sinal de gratidão pelo generoso sim que deram ao Senhor e pelo testemunho de vida à comunidade através de seus serviços.

Para mais fotos da celebração, clique aqui.

Texto e Fotos: Frei Bruno Cezário, OFM

Notícias Relacionadas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print