Petrópolis (RJ) – Depois de dois anos com celebrações remotas e festividades via drive thru, a Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ) lança nesta terça-feira (14/06) a programação oficial da Festa do Sagrado Coração de Jesus, Titular da Paróquia e Fraternidade que no ano passado completou respectivamente 75 anos de criação e 125 anos de presença dos frades menores franciscanos na Cidade Imperial.
As festividades religiosas começam já nesta quarta-feira (15/06), com o início da Novena do Sagrado Coração de Jesus que vai até o dia 23 de junho. Durante nove dias os féis e devotos do Sagrado Coração poderão refletir sobre temáticas próprias que envolvem o tema do Sagrado Coração, como por exemplo, sobre a Eucaristia, misericórdia, caridade, virtudes cristãs, dentre outros.
No dia 24 de junho, data em que a Igreja comemora a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, as Celebrações Eucarísticas serão às 7h, 15h e 18h. O Bispo Diocesano da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, presidirá a Santa Missa das 7h da manhã. No dia 26/06 haverá uma procissão do Titular pelas proximidades da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, núcleo central do que hoje o povo costuma chamar de “O Sagrado”. Já às 15h, o Grupo de Oração “Jesus Vive e é o Senhor”, da Renovação Carismática Católica prepara uma Tarde de Louvor.
Uma comissão com lideranças de movimentos e pastorais foi criada para preparar a volta das festividades presencias que para além das celebrações religiosas, contará também com uma extensa programação gastronômica com quermesse, barracas com comidas típicas, apresentações e música ao vivo. Entre os dias 18 e 19 de junho, acontecerá a “Festa Junina”. Já no dia do Sagrado, sexta-feira 24 de junho, durante todo o dia será vendido o tradicional bolo do padroeiro. Nos dias 25 e 26, sábado e domingo, a festa acontecerá das 14h às 22h. E não para por aí, a Festa do Sagrado volta nos finais de semana de agosto, a saber: 13 e 14, 20 e 21, 27 e 28.
Para o Guardião do Convento e Pároco da Paróquia, Frei Jorge Paulo Schiavini, celebrar presencialmente as festividades do Sagrado é uma oportunidade de rememorar a fé de um povo que vê no Sagrado Coração de Jesus uma fonte de amor e misericórdia. “Todos os dias diversas pessoas passam pela Igreja do Sagrado e recorrem ao santo cuja imagem tem destaque no presbitério de nossa Igreja. Retornar com as festividades e celebrações presenciais em nossa comunidade de fé enche nosso coração de alegria”, revelou. “Continuamos com todos os cuidados e medidas sanitárias de segurança devido a pandemia, tanto que nossa festa externa acontecerá em um lugar aberto”, acrescentou Frei Jorge.
Maria Helena Pulcherio, coordenadora do Apostolado de Oração da Paróquia, explica que todos os meses do ano na primeira sexta-feira do mês os paroquianos rezam na intenção do Papa Francisco, por meio de ações promovidas pela Rede Mundial de Oração do Santo Padre. “Celebrar a Festa do Sagrado Coração de Jesus presencialmente é uma bênção. Vamos estar ainda mais unidos e interceder não só pelas intenções do Papa Francisco, mas por todos que nos pedem orações”, disse.
Segundo ela, por meio da novena em honra ao Sagrado Coração de Jesus, os fiéis poderão aprofundar e meditar de maneira mais intensa o amor misericordioso que Jesus derrama sobre todos os cristãos. “A cada dia vamos refletir sobre uma pequena faceta desse Deus que nos amou até o fim e deu sua vida por nós. Esse Jesus que todos os dias está conosco, e que nos ama incondicionalmente”, frisou.
A programação religiosa contará também com transmissão pelas redes digitais da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
Frei Augusto Luiz Gabriel