Domingo, 18 de junho.
O último dia das celebrações em honra ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de nossa paróquia, foi neste domingo, 18 de junho. Na missa das 10h, pudemos contar com a presença de Frei Gustavo Wayand Medella, OFM, vigário provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e sobretudo, filho da casa.
Em um gesto bastante significativo, convidou as crianças presentes na celebração para receberem uma bênção especial em dado momento da celebração. Ação realizada de maneira bastante significativa, evidenciando a ternura do coração que acolhe, como o próprio Jesus que dizia: “Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham” (Mt 19, 14).
Durante a tarde, na hora da misericórdia, o grupo da Renovação Carismática Católica promoveu um momento de louvor e adoração, contando com a presença de Cleonice e Anselmo Bastos, coordenadores diocesanos de intercessão, música e artes, respectivamente, do movimento da RCC. Contando também com a exposição e bênção do Santíssimo Sacramento por Frei Ronaldo Fiúza Lima, OFM.
Terminado o momento anterior, teve início a procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus pelas ruas do entorno da igreja. Sob a condução do pároco, Frei Jorge Paulo Schiavinni, OFM, os fiéis meditaram ao longo do percurso reflexões e orações ao Sagrado Coração suscitadas a partir da ladainha do Sagrado Coração.
Em seguida, houve a missa das 18h, também presidida por Frei Jorge, registrando um grande número de fiéis na celebração.
Sábado, 17 de junho.
Ainda nos destaques deste fim de semana, contamos com a presença de nosso bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB presidindo a celebração de sábado à tarde, dia 17 às 16h15.
“O que me espanta e fico muito feliz é que nosso Deus tem coração” Ressaltava Dom Gregório em sua homília, no sábado. “Jesus veio para amar. Jesus veio para lançar a todos os mais nobres e belos sentimentos, e apresentar à humanidade aquilo que estava no coração do Pai, e de modo ainda mais especial Jesus veio revelar o rosto do Deus do Antigo Testamento. E qual é o rosto do Deus do antigo testamento? É o rosto do amor e da Misericórdia”
Ao final da celebração, o pároco, Frei Jorge agradeceu a presença de dom Gregório no meio de nossa comunidade. E de igual modo, Dom Gregório, manifestou os seus agradecimentos à Frei Jorge e a toda fraternidade franciscana que evangeliza esta porção de seu povo por meio de seu testemunho de vida, recomendando a todo o povo no fim: “Sejam felizes! Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.”
Sexta-feira, 16 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
Na tarde de sexta-feira, o movimento do Apostolado da Oração, juntamente com Frei Gilberto da Silva motivaram um belo momento de oração diante de Jesus Eucarístico, rendendo graças e pedindo bênçãos sobre todo o povo de Deus ali reunido.
Após, às 15h houve a celebração da eucaristia, animada também pelo movimento do Apostolado e conduzida por Frei Gilberto. Nesta celebração, houve também a consagração dos frades Lucas Moreira Almeida, OFM e Sérgio Hide Honna, OFM, ao Sagrado Coração.
“Eles que por sua profissão na Ordem dos Frades Menores já se comprometem a serem homens de oração, por esta especial consagração ao Sagrado Coração, comprometem-se ainda mais agora em difundir esta devoção e intensificarem as suas orações em função do papa”.
“Se você está cansado sem lugar pra repousar, venha ao coração sagrado de Jesus que aberto está” cantava o Coral Vozes do Sagrado convidando toda a comunidade presente a depositar mais uma vez a sua vida e esperanças no Sagrado Coração de Jesus, por meio do canto de entrada da missa das 18h nesta sexta-feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
A última celebração eucarística do dia foi presidida pelo pároco Frei Jorge e concelebrada por Frei Ronaldo e Frei Gustavo.
Em reflexão às leituras e à liturgia celebrada, Frei Jorge caracterizava o amor de Deus como o amor de mãe. Amor que se dá por igual a todos os filhos, e alertava também: “Nós temos de ter o cuidado de ao falarmos deste amor, para não acharmos que somente eu sou amado por Deus”.
Outra característica desse amor misericordioso, é a de que Deus sempre se compadece de seu povo, mesmo que andando errante, e afastando-se de seus preceitos, Deus-Pai, na voz de seus líderes e profetas, sempre chamava a Israel e seguir novamente os seus caminhos.
“Nós também precisamos crescer muitas vezes neste amor. Pois somos amados por Deus e fazemos a experiência de Deus. Alimentados e sustentados pela Eucaristia, mas às vezes, por pouco nós somos infiéis a esse amor. E o que Deus faz diante disso? Novamente nos oferece uma oportunidade pelo perdão nos oferece a mão”.
Por fim, os fiéis que tem participado há algumas semanas nas celebrações já puderem ouvir o ressoar dos tubos do órgão que passa por processo de restaura, mas que já funciona com quase a totalidade de suas flautas. A previsão da conclusão do restauro está estimada para o final deste ano de 2023.
Para mais fotos, acesse a galeria de fotos de todas as celebrações clicando aqui.
Texto e fotos: Frei Bruno Cezário, OFM.