14_ECC

Encontro de Casais com Cristo (ECC)

O Encontro de Casais com Cristo (ECC), teve início na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus no ano de 1988 E contou com a ajuda de 5 casais para a organização e realização. Antes o ECC era realizado pela Diocese.

Em junho de 1988 aconteceu o 1º Encontro de Casais com Cristo da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, com a participação de 29 casais. Sendo realizado o 2º ECC, já em outubro do mesmo ano, com a participação de 28 novos casais. A primeira Equipe de Dirigentes do ECC foi composta pelos casais:

PREGUINHO E REGINA, que fizeram o 3º ECC Diocesano; MACHADO E LEDA, que fizeram o 16º ECC Diocesano; PAULO E VERA, que fizeram o 3º ECC Diocesano; GILDO E ROZÁRIA, que fizeram o 14º ECC Diocesano; WILSON E SANDRA, que fizeram o 20º ECC Diocesano.

Até o ano de 1994 eram realizados dois ECC por ano e a partir de ano seguinte, 1995, passou a acontecer uma vez por ano. Até o ano de 2019 foram realizados 37 Encontros de Casais com Cristo. No ano de 2020 não foi possível acontecer o 38º ECC devido a pandemia do novo coronavírus, mas o movimento continua ativo, sendo mantidos grupos de orações que são formados pelos casais durante o ECC, além de reuniões virtuais mensais e missa das Famílias realizadas mensalmente.

A atual Equipe de Dirigentes do ECC é composta pelos casais:

FABIANO E MICHELE, que fizeram o 21º ECC do Sagrado; NILSON E SANDRA, que fizeram o 35º ECC do Sagrado; JORGE E RAFAELA, que fizeram o 25º ECC do Sagrado; PAULO E NANCI, que fizeram o 13º ECC do Sagrado; LUIZ FABIANO E PATRICIA, que fizeram o 4º ECC Santa Rita de Cássia.

O ECC não faz divulgação de imagens por ser um encontro sigiloso, isso porque as surpresas durante o encontro proporcionam muitas alegrias aos casais e tem o objetivo de contribuir de forma efetiva para que as famílias se constituam como igrejas domésticas, formadoras de pessoas, educadoras na fé e promotoras do desenvolvimento, tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o futuro da humanidade passa pela família.

O Encontro de Casais com Cristo é um SERVIÇO da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e da evangelização, Igreja doméstica e santuário da vida, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da (Arqui) Diocese.

O ECC foi idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis, inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade.

1ª ETAPA

É o momento evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais afastados da Igreja. Esta etapa visa, principalmente: despertar os casais para que vivam seu casamento de uma maneira cristã, a partir dos valores humanos e cristãos do casamento, das graças do sacramento do matrimônio e da espiritualidade conjugal, familiar e apostólica; inspirar um maior relacionamento entre os cônjuges e demais membros da família; levar os casais da paróquia a atuar nos seus diversos setores, abrindo-lhes possibilidades de doação e, por meio do pós-encontro, dar-lhes motivação para se engajarem; criar a convivência fraterna nas paróquias como o grande apelo, a grande missão do ECC.

2ª ETAPA

Esta etapa pretende levar o casal a refletir sobre o verdadeiro sentido da fé batismal, para que ele viva plenamente a mensagem de Jesus Cristo; visa ainda a dar conhecimento aos casais dos Documentos da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora, mostrando, finalmente, o que é ser Igreja no mundo de hoje.

3ª ETAPA

Esta etapa vai propor aos casais uma reflexão profunda, séria e adulta do homem que vive numa sociedade cheia de injustiças, de opressão, de miséria, de egoísmo, de dominação e de marginalização; leva os casais a refletirem sobre a dignidade da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, e seu relacionamento com os outros homens, bem como as injustiças sociais que o impedem de ser pessoa e viver como cristão; preparar os filhos para a realidade do dia-a-dia, para o ser e não para o ter.

ESPÍRITO DO ECC

O ECC é um serviço-escola. Apresenta-se como um serviço da igreja às famílias da paróquia. É essencialmente paroquial. Esta é a característica fundamental. Pe. Alfonso Pastore chega a dizer que quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma. O ECC é feito de casais para casais. É ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão da Igreja, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social.

A Espiritualidade é a tônica do ECC e se fundamenta em cinco pontos básicos:

  1. a) DOAÇÃO – essência da vida cristã;
  2. b) POBREZA – atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus;
  3. c) SIMPLICIDADE – atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros;
  4. d) ALEGRIA – nasce da certeza da vitória do bem e é experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro;
  5. e) ORAÇÃO – é uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo.

Juntam-se os estes valores a FRATERNIDADE, a GRATUIDADE e a MISSIONARIEDADE.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print