canarinhos_240721

Coral dos Canarinhos de Petrópolis é finalista nos Prêmios de Comunicação da CNBB

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – O Coral dos Canarinhos de Petrópolis é um dos finalistas da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A informação foi divulgada na tarde deste sábado (24/07), durante o evento do Mutirão de Comunicação da CNBB, que reúne mais de cinco mil participantes.

O coro mais antigo do país foi um dos escolhidos na categoria “Iniciativas em Redes Sociais”, referente ao prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida, com o Especial dos 78 anos do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, que foi exibido pela TvFranciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil, em 15 de agosto de 2020.

Imagem: captura de tela da transmissão digital

Segundo Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras (PI) e membro da Comissão Episcopal Pastoral  para a Comunicação, a edição dos Prêmios de Comunicação, que compreende os anos de 2019 e 2020, teve 397 inscritos e 41 finalistas, distribuídos entre as categorias de rádio, tv, cinema, redes sociais, aplicativos e afins. Na categoria das Redes Sociais, além do Instituto dos Meninos Cantores, outras duas obras foram classificadas: “Meu voto importa” de Franklin Machado do Regional Sul 4 da CNBB e o “O Brasil que lê”, de Viviane Aparecida Moreira Silva da PUC – Rio de Janeiro.

Frei Marcos Antonio de Andrade, presidente do Instituto dos Meninos Cantores (IMCP), não esconde a alegria e o entusiasmo com a indicação. “Pela primeira vez somos indicados ao prêmio da CNBB em uma história de quase 80 anos de coro”, frisou. “Sem dúvida, é uma marco na história de evangelização dos frades menores franciscanos junto ao coral e indica que, mesmo em tempos de pandemia, onde tudo é tão incerto e desafiador, estamos trilhando o caminho certo”, revelou.

Para o regente do Coral dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt, ser indicado a um prêmio é sempre motivo de reconhecimento do trabalho, “principalmente neste período difícil em que estamos passando, mantendo nossos ensaios on-line e também outras aulas de música. Estamos muito lisonjeados”, frisou.

Cerimônia de Investidura de 11 novos integrantes do Coral. Foto: 2021

O Coral dos Canarinhos de Petrópolis é um grupo que tem em sua primeira missão o serviço à Igreja Católica. “Termos esse reconhecimento pela CNBB é motivo de muita satisfação e orgulho de sermos músicos sacros em um país onde há tantas dificuldades. Creio que somos mais  do que um coro de meninos e jovens. Somos uma instituição que educa e forma bons cidadãos, abrindo caminhos para que as novas gerações tenham melhores oportunidades na vida”, destacou.

Para a gestora do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), Rose de Mello, é uma grande alegria  ter o vídeo dos 78 anos do Coral dos Canarinhos indicado na 53ª edição dos prêmios de comunicação da CNBB. “A atividade principal da instituição não é produzir vídeos, mas a pandemia nos fez criar uma nova forma de se apresentar para a nossa plateia”, explicou. “Hoje tenho um sentimento de vitória, pois no início da pandemia achávamos que o Coral dos Canarinhos iria parar suas atividades, mas graças ao esforço dos cantores, pais, frades e colaboradores conseguimos nos reinventar e hoje esta notícia vem nos mostrar que nunca podemos desistir do que acreditamos. Para tudo há uma solução”, comemorou.

Os Prêmios de Comunicação serão entregues nas cidades dos premiados, por meio das dioceses locais, entre agosto e outubro de 2021. Um programa de TV com participação dos premiados será veiculado pelas emissoras de inspiração católica do Brasil, em outubro, em data ainda a ser definida.

VEJA O ESPECIAL DE 78 ANOS DO CORAL DOS CANARINHOS