presidencia_080621

Comunidade Nossa Senhora De Fátima – Vila Militar

Nossa história se inicia no ano de 1967, com o convite do Frei Edwir Viana feito a dona Hilda Kapps Heurichs, nossa atual coordenadora, para participar da santa missa aos domingos às 18 horas no Convento Madre Regina, pois estava iniciando um trabalho na comunidade com as famílias.

Todos da comunidade foram incentivados a participar! Além dos adultos, também as crianças da comunidade foram acolhidas nas missas, iniciando-se as celebrações das Primeiras Eucaristias e batizados na Capela do Convento Madre Regina.

Em 1968, os frades Guido, Valter, e Gerúndio, além de darem continuidade aos trabalhos já iniciados, organizaram no mês de maio o terço em família, rezado nas casas de pessoas da comunidade.

Posteriormente, um grupo de senhoras, Dona Hilda, Dona Augustinha, Dona Adelaide, Dona Rosa, Dona Irani, Fernanda e Aparecida, fizeram cursos de formação de catequistas para assim começaram a ministrar a catequese em nossa comunidade.

Estas celebrações de Primeiras Eucaristias foram realizadas nas Capelas do Colégio de Santa Catarina, de Nossa Senhora do Amparo, do Convento de Madre Regina e na Paroquia do Sagrado Coração de Jesus. A comunidade sempre promoveu muitos eventos, mas não havia um espaço específico para as suas realizações.

Desejando ter um espaço próprio, a comunidade através de rifas, bingos, e almoços beneficentes conseguiu arrecadar quantia suficiente para adquirir um terreno disponível pertencente a Dona Anitta.

Mais adiante, contando com a ajuda de um membro da comunidade, Auxiliadora, foi iniciada a construção de um galpão onde ocorriam as reuniões, eram rezados os terços em família, e ainda, no mês de maio era realizada uma linda celebração de Coroação de Nossa Senhora de Fátima.

Desta forma, através de doações, inclusive de bancos da Capela Madre Regina, foi possível concluir uma parte do galpão. Dona Leda doou vários adornos para Capela, Frei Gentil providenciou o Sacrário, Frei Luiz Flávio doou a Imagem atual Nossa Senhora de Fátima e Marlene Noel doou o São José existente na Capela.

Nesta época Frei Vitalino Torcato celebrou a primeira missa da comunidade! No ano de 1978, os então estudantes freis Jorge, Viluar, Valter e duas irmãs Berenice e Conceição, convidaram oito pessoas da comunidade para participarem do grupo de Renovação Carismática Católica, RCC, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Frei Luiz Flávio ficou conosco por 9 anos até ser transferido, e hoje temos à frente de nossa Comunidade, o Frei Fernando Araújo!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print