orgao_2022_3

Comunicado: Centenário “Órgão de Tubos” da Igreja do Sagrado sofre furto

Estimados paroquianos e sociedade de Petrópolis, venho por meio desta informar sobre o furto de dutos da tração pneumática que faz parte do centenário Órgão de Tubos da Igreja Sagrado Coração de Jesus. Foram furtados 130 tubos de chumbo e antimônio de 3,5 metros de comprimento, por 8mm de espessura, pesando aproximadamente 80kg. Não foram vistos os ladrões e até o momento não há suspeitos.

No dia 26 de abril de 2022, a falta do material foi notada por Frei Lauro Both, o organeiro responsável pelo restauro do órgão. Foi feito boletim de ocorrência na Polícia Civil e faremos a comunicação oficial ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Os tubos foram furtados do coro da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, situada na Rua Montecaseros, 95, bairro centro, Petrópolis.

Estamos encaminhando, com urgência, medidas para aumentar a segurança do coro da Igreja, onde está o órgão de Tubos. O órgão passa por um restauro geral, já que foi muito danificado pela ação de cupins. O restauro está caminhando para a fase final com a contribuição generosa de muitos benfeitores e o furto dos dutos trouxe uma dificuldade adicional que vai gerar mais trabalho e mais custos.

Frei Jorge Paulo Schiavini

Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e guardião do Convento do Sagrado Coração de Jesus

Notícias Relacionadas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print