oswaldocruz_08062021

Capela Nossa Senhora Aparecida – Oswaldo Cruz

A comunidade de fé iniciou-se por volta de 1968 com um desejo de seus moradores em construir uma pequena igreja. Começou com a ajuda da Drª Julieta que cedeu máquinas de costura para que algumas mulheres costurassem e com o dinheiro das vendas das peças costuradas iniciava-se a arrecadação para a construção da igreja.

A comunidade apresentava uma infraestrutura bem precária, com ruas de chão batido, sem nenhum tipo de calçamento, sem água encanada. A vida de seus moradores era muito simples e com grandes necessidades, por isso, Dona Neusa, assistente social da época, trabalhava auxiliando os moradores. Doutor Caique fazia seu estágio de medicina na comunidade e como não havia um espaço dedicado para esse atendimento assistencial, a sala da casa de uma moradora, Dona Nadir Garcia de Souza, acolhia esses profissionais.

Irmã Evarista e Irmã Ester, ambas da Congregação de Santa Catarina, iniciavam a catequese na “praça” da comunidade, onde hoje é a quadra da escola de samba.

Ana Rosa, moradora da Rua Padre Moreira, foi uma grande colaboradora com as vestimentas das crianças para a Primeira Comunhão, pois doava as roupas para aquelas que não tinham condições financeiras para custeá-las e assim poder receber o sacramento. Em época de chuvas fortes em que as ruas se transformavam em um verdadeiro lamaçal, carregavam as crianças com vestes brancas no colo a fim de garantir sua integridade até o momento da celebração da Primeira Eucaristia.

Muitos moradores colaboraram com sua força de trabalho para a construção da Capela Nossa Senhora Aparecida tais como: João Camilo, Casturino, José Garcia de Souza, Sebastião José de Souza, José Antônio de Souza entre outros…

Antes da construção da Capela, as missas eram celebradas em um barraco. O pároco da época colaborou muito com a construção da mesma.

Onde hoje é o salão da igreja, funcionava uma escola da Prefeitura de Petrópolis chamada “Escola Frei Estanislau”.

Por volta de 1973, com a estrutura da Capela pronta alguns estudantes franciscanos bolivianos, Frei José Antônio Rocha, Frei Valentim e Frei Edwin chegaram na comunidade para dar aulas de música, ajudar na escola e formar o grupo de jovens.

Em 1988, época em que ocorreu uma grande catástrofe natural em Petrópolis, com muitos deslizamentos de encostas e enchentes, várias pessoas morreram e muitos ficaram desabrigados. No salão da igreja, foram acolhidos temporariamente os desabrigados.

Com muita fé em Deus, com a interseção de Nossa Senhora Aparecida e o trabalho voluntário de seus fiéis hoje temos duas Capelas na comunidade, uma no alto da escadaria e outra na entrada do bairro. Todos os anos, no dia 12 de outubro são feitas belíssimas procissões que começam na Capela do alto da comunidade até a outra na entrada do bairro.

Este relato é de Nadir Garcia de Souza, as datas mencionadas são aproximadas de acordo com o relato oral.

Fotos: Frei Roger Strapazzon, Festa de Nossa Senhora Aparecida, 2019.