canarinhos_190322-2

Canarinhos de Petrópolis recebe 10 novos meninos cantores

Petrópolis (RJ) – O Coral dos Canarinhos de Petrópolis (RJ) recebeu 10 novos integrantes na manhã deste sábado (26/06), na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A Celebração de Investidura foi presidida às 10 horas, pelo Presidente-diretor e Definidor Provincial, Frei Marcos Antônio de Andrade. Familiares, amigos e equipe do Instituto dos Meninos Cantores (IMCP) estiveram presentes e testemunharam este momento histórico, haja vista que os novos ‘Canarinhos’ passam a integrar o coro principal que completa oito décadas neste ano de 2022.

Em procissão, acompanhados dos seus padrinhos e madrinhas, o diretor artístico do IMCP, Marco Aurélio Lischt, chamou as dez crianças pelo nome e os apresentou a comunidade. Na sequência, Frei Marcos as interrogou: “Queridos meninos o que desejais?” e em coro todos responderam: “Desejamos receber a veste coral dos Meninos Cantores”. O celebrante então disse: “Já que vocês demonstraram disposição, comprometimento e assiduidade no período de preparação enquanto aprendizes, hoje, em nome da Igreja e do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, eu vos recebo no número dos Meninos Cantores”.

Após a leitura do Evangelho de Mateus (18, 1-5.10), que fala sobre o Reino dos Céus comparado a uma criança, Frei Marcos iniciou sua reflexão lembrando que o tempo da Quaresma é um período de revisão de vida em preparação para a Páscoa do Senhor. “Hoje o Senhor nos recorda dessa conversão e Ele mesmo diz: ‘Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus’. Nos tornar criança não significa que nós devamos nos infantilizar, mas sim, buscarmos o espírito de simplicidade”, disse.

Para Frei Marcos, os dez novos meninos cantores assumem uma importante missão: cantar a Palavra de Deus. “Vocês passam a ser a voz de Deus e do anúncio da Palavra de Deus para nós”, frisou. “Ao escutarmos o coro dos meninos todos nós devemos nos lembrar desse Evangelho, de sermos crianças e de que Deus fala através das vozes dessas crianças, porque Deus é assim, simples, pequeno e sonoro”, ressaltou.

Segundo o presidente do IMCP, devemos nos converter ao vermos essas crianças dizendo seu sim para uma missão tão bonita, tão importante que é de cantar os louvores de Deus. “Nesses tempos difíceis que nós vivemos, que o mundo vive – começamos com a pandemia, depois as chuvas aqui em nossa cidade e com essa guerra que está acontecendo na Europa -, vocês estão dizendo sim a Deus e assumindo uma missão tão bela que é de cantar os seus louvores, de cantar e transmitir através da música a Palavra de Deus. Que esse louvor chegue aos nossos ouvidos com muita força, com muita esperança, para que possamos nos converter e mudar a nossa vida”, destacou.

Frei Marcos agradeceu aos pais pela confiança nos professores, maestros e a toda instituição o cuidado de seus filhos e rogou que Deus os abençoe. “Que através da música nós possamos alcançar as coisas celestiais”, concluiu.

Seguindo o rito, o celebrante interrogou novamente os novos meninos cantores, firmando com eles um compromisso. Depois abençoou as vestes, pastas e os objetos de uso do coro, aspergindo água benta. Na sequência, individualmente, cada menino se aproximou do presbitério e recebeu a veste, cruz e livros do coral. Encerrado este momento, Frei Marcos apresentou os meninos à comunidade, que os acolheu com uma salva de palmas. A celebração teve continuidade com a oração das preces e do Pai- nosso.

AGRADECIMENTOS

Em nome de todo instituto, Marco Aurélio Lischt saudou os novos membros do coro, do qual ele é o regente titular. “Hoje é um dia especial, todo mundo sonhou por esse dia e com certeza estava muito ansioso. Cada cerimônia de investidura, eu lembro também da minha que foi 1976 e onde 18 meninos foram investidos cantores. A turma de vocês tem 10, uma turma também abençoada, porque o canto faz com que a alma da gente seja cada vez mais leve. Como diz o ditado: ‘quem canta os seus males espanta”, brincou. “Faço votos que esse canto que vocês vão carregar agora como uma missão no Coral dos Canarinhos seja um bálsamo para as almas de vocês. Seja essa a receita para que vocês sejam cada dia mais felizes”, desejou.

Também fez menção a uma ilustre visita, o sr. e doutor José Carlos Vogel, que já se apresentou para os meninos e que foi um canarinho da turma de 1951. “Ele está aqui para prestigiar vocês, assim como nós”, disse. “Que vocês levem essa missão a diante do Coral dos Canarinhos que esse ano completa 80 anos de história, de música sacra, de formação, de levar a música e felicidade para aqueles que desejam receber o nosso canto. Que vocês sejam os nossos novos arautos da música sacra”, encerrou.

Neste domingo (27/03), o Coral dos Canarinhos se fará presente na Santa Missa das 10 horas e já contará com sua nova composição. A Celebração poderá ser acompanhada pelo Facebook e YouTube do Coral dos Canarinhos e da Paróquia do Sagrado.

Frei Augusto Luiz Gabriel e Frei Ruan Felipe Sguissardi

Notícias Relacionadas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print