7

3ª Edição da Cantata de Natal e Abertura da Exposição Franciscana de Presépios 2023

A terceira edição da Cantata de Natal foi um espetáculo de fé, música e celebração, repleto de momentos memoráveis e emocionantes. O Coral Vozes do Sagrado deu voz mais uma vez a canções que representam o espírito natalino, juntamente com os músicos Patrícia Gomes, Frei Thiago Soares e Iago Lisboa Winter dando vida ao repertório especial, por meio de seus instrumentos.

Músicas como “Maria, tu sabias?”, “Vinde Cristão”, “Ricos e plebeus”, “Bate o sino” e “O Natal Existe”, foram as primeiras músicas do repertório que embalaram os ouvidos dos presentes neste momento de alegria e expectativa pela grande festa da encarnação do Senhor.

Em um certo momento, enquanto o coral cantava a música “Divino Natal” de Lanciano Lima, a imagem do Menino Jesus, passou de mão em mão entre os presentes e por fim, sendo conduzido a manjedoura do presépio montado próximo ao presbitério. Conferindo ao momento um sentimento de reflexão e emoção com a mensagem do nascimento de Cristo.

Em seguida, representando o movimento da catequese, Frei Gabriel Nogueira e Manu encenaram um breve diálogo, contando a história do presépio criado por São Francisco, na cidade de Greccio, Itália, em 1223.

A noite seguiu com “Sobe a Jerusalém” e “Simplesmente Amar”, enchendo o ambiente com a mensagem de amor e paz do Natal. A conclusão foi marcada pela apresentação de “Noite Feliz”, seguida pelas palavras de Frei Jorge Paulo Schiavini, pároco, agradecendo a todos pela presença, bem como o empenho dos envolvidos na apresentação:

“…Gostaria de agradecer a presença de todos nesta noite especial. Agradeço também àqueles que nos acompanham à distância. Celebrar os 800 anos é, de fato, celebrar essa proximidade, quase nos permitindo tocar e ser tocados por Deus. Uma das formas é o presépio, uma representação plástica na qual podemos sentir e ver; outra é a arte e a música, nas quais podemos escutar, sentir e ser tocados por Deus enquanto entoamos cânticos junto ao coral.”

E continuou:

“Quero expressar minha gratidão a todos os coralistas, bem como a todos que colaboraram para esta apresentação. Em especial, um agradecimento à maestrina Patrícia Gomes pelo seu empenho e dedicação.”

Frei Jorge agradeceu ainda ao seu confrade, Frei Edrian Josué Pasini que coordenou e realizou grande parte da montagem da exposição, passando horas a finco ao longo dos últimos dias para que tudo ficasse pronto ao público e também aos demais colaboradores que ajudaram na montagem. Estendendo ainda os agradecimentos ao senhor Adilson e Antônio, responsáveis pela montagem do presépio externo.

A seguir, ainda com a palavra, Frei Jorge realizou a bênção do presépio, invocando as bênçãos de Deus sobre os presépios da Exposição Franciscana de Presépios e também sobre o presépio montado à frente da igreja. Convidando todos os presentes para que ao final da Cantata, participassem da inauguração tanto do presépio externo, como da referida exposição.

A Exposição Franciscana de Presépios poderá ser visitada até o dia 7 de janeiro, venha conhecer:

Confira mais imagens clicando aqui.

 

Notícias Relacionadas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print