eucaristia_301021 (3)

17 jovens fazem a Primeira Eucaristia na Paróquia do Sagrado

Frei João Manoel Zechinatto (texto) Frei Thiago da Silva Soares (fotos)

Às 18 horas deste sábado (30/10), a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus celebrou, com alegria, a Primeira Eucaristia, de dezessete jovens de nossa Paróquia e do Colégio Nossa Senhora de Lourdes. A celebração foi presidida pelo pároco, Frei Jorge Paulo Schiavini, OFM. Além dos familiares mais próximos e catequistas, presentes na celebração, a mesma, foi também transmitida pelas redes sociais da Paróquia do Sagrado a fim de que amigos e outros familiares pudessem acompanhar remotamente, já que segue vigente a capacidade reduzida de fiéis dentro de nossa Igreja.

Nesta bela e emocionante celebração, estes dezessete jovens puderam, depois de percorrer alguns anos de catequese, ter a graça de participarem da mesa eucarística pela primeira vez e estarem em comunhão com toda a Igreja através do Corpo e do Sangue do Senhor. Mais um passo na iniciação à Vida Cristã destes jovens que seguem em frente na sua caminhada de fé.

Um passo importante e um convite especial: vem e segue-me!

A Liturgia deste 31° Domingo do Tempo Comum traz a passagem do Evangelho de São Marcos em que Jesus é questionado por um Mestre da Lei sobre qual seria o maior dos mandamentos? Ao que Jesus responde com uma profunda decisão de que o maior dos mandamentos é amar a Deus e ao Próximo. Frei Jorge em sua reflexão disse à comunidade: “Todos nós somos convidados a acolher o chamado de Jesus que nos ama por primeiro, que nos mostra sua graça e sua bondade. Pela ação do Espírito Santo somos conduzidos intimamente nesse caminho de Amor que Cristo nos ensinou. Assim, através também da Eucaristia, alimento que nos sustenta em nossa fé, vamos nos tornando membros do Corpo de Cristo, aderindo e compreendendo mais o seu Amor. […] Hoje no Evangelho, Jesus é questionado sobre o maior dos mandamentos e isso torna-se importante para que não nos percamos e para que saibamos aquilo que é o essencial e o fundamental, muitas são as leis e normas, mas o fundamental é o Amor a Deus e aos irmãos.” No final de sua reflexão, Frei Jorge exortou os fiéis: “Irmãos e irmãs, que todos nós possamos perceber no outro a presença de Deus e assim queiramos em todas as pessoas cultivar o amor, o respeito e a ajuda, como nos lembra o Evangelho de hoje.”

No momento da Liturgia Eucarística o altar foi preparado para a Ceia do Senhor que hoje teriam novos participantes. Foram os catequizandos os primeiros da assembleia que puderam subir ao presbitério e comungar do Pão da Vida. Um momento singular para estes jovens e suas famílias que também se uniram, logo após, ao banquete do Senhor.

Antes da bênção final, Frei Jorge convidou as catequistas para que viessem a frente do presbitério e lhes agradeceu por todo o serviço e missão que elas oferecem em prol do Reino de Deus. Os jovens receberam a lembrança desse dia de suas catequistas e todos, a frente do altar, receberam a bênção final e foram aplaudidos pela comunidade que demonstrou sua alegria por esse momento especial de suas vidas. Encerrada a celebração, Frei Jorge e as catequistas juntos com os jovens tiraram uma foto oficial dessa celebração. A todos eles segue o convite feito por Frei Jorge na celebração: vem e segue-me, pois a jornada só está começando!

VEJA ALGUMAS FOTOS DA CELEBRAÇÃO

Notícias Relacionadas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print